Notícias
06 de Dezembro de 2023
Programa Copercana Sustentável | ESG recebe a última turma de alunos da escola Vianna
Na quinta-feira (30), o Programa de Educação Ambiental da Copercana Sustentável | ESG, executado pela BioCoop, que visa conscientizar os alunos sobre questões ambientais e como pequenas ações podem ter um impacto significativo no meio ambiente, recebeu a última turma de alunos do sexto ano da EMEF Prof. Raul do Prado Vianna, de Sertãozinho, fechando um ciclo.
Na ocasião, os representantes da BioCoop apresentaram os trabalhos de gerenciamento de resíduos proporcionando aos estudantes uma oportunidade de explorar questões ambientais de forma prática e educativa.
Foram abordados temas como a separação correta dos resíduos, a importância da reciclagem, a redução do desperdício e o impacto positivo que cada um pode ter no meio ambiente por meio de pequenas mudanças de hábitos.
O professor de Ciências dos sextos anos da escola Vianna, Luiz Eduardo Vieira, destacou que o programa é oportuno e inovador. “Tivemos a oportunidade de trazer seis turmas de alunos do sexto ano e por meio desse programa percebi que eles têm se interessado muito mais nas questões ambientais. No sexto ano temos trabalhado com a questão do meio ambiente, falamos dos 4 Rs, sustentabilidade, enfim toda a questão ambiental, e o fato deles conseguirem ver na prática parte do que falamos em sala de aula é muito importante e agregador”.
Para o ano que vem, a encarregada da BioCoop Andréia Sapiensa comentou que o processo pedagógico será reformulado, com dinâmicas, materiais e um espaço reestruturado com o intuito de atender também a rede estadual de ensino, ONGs, e inclusive incluir escolas das filiais da Copercana.
“Recebemos todos as escolas com grande satisfação. A educação ambiental não apenas informa, mas também os capacita a se tornarem pessoas mais conscientes e responsáveis. Espero que os estudantes que aqui passaram se inspirem em adotar práticas sustentáveis em suas vidas diárias após essa experiência. Durante todo o Programa atendemos”, disse a encarregada da BioCoop Andréia Sapiensa.
Ao término de cada encontro, os alunos de todas as escolas participantes receberam um questionário com perguntas, dentre elas o que aprenderam no programa. Acompanhe alguns dos depoimentos.
“Aprendi a reciclar (as ordens das lixeiras para reciclar corretamente), a fazer trabalho em equipe (cooperativismo), o que são resíduos e como funciona o processo de reciclar”, Fernanda Kamilly.
“Aprendi várias coisas novas, como a decomposição dos resíduos e sobre separação dos lixos que eu não conhecia, mas o mais importante que eu aprendi foi o quanto é importante cuidar do meio ambiente”, Luna de Jesus Santos.
“Aprendi sobre a reciclagem, cooperativismo, sobre não poluir o meio ambiente. A experiência é incrível”, Felipe Henrique Cassaro.
“Eu aprendi que se a gente reciclar vai ajudar o meio ambiente e também aprendi que plástico demora 400 anos para se destruir”, Ketheleen Santos Santana.