Programa Jovem Aprendiz
A Lei
A Lei 10.097/2000 determina que os estabelecimentos de qualquer natureza devem incluir jovens, na condição de aprendizes, em seu quadro de funcionários. Os jovens devem ter idade entre 14 e 24 anos (não se aplica o limite de 24 anos para jovens com deficiência), estar frequentando ou ter concluído o ensino médio.
O contrato de aprendizagem pode durar até dois anos, durante esse período, o jovem tem a oportunidade de desenvolvimento e capacitação na Cooperativa e na instituição formadora, qual combina formação prática e teórica. A Copercana tem a oportunidade de contribuir para a formação dos jovens, que são o futuro do nosso país, com princípios e valores do Cooperativismo.
Para informações sobre a Lei de Aprendizagem, consultar o Manual de Aprendizagem do MTE ou nos links disponibilizados no final desta página.
O Programa
O Programa Aprendiz Legal Cooperativo com base na Lei 10.097/2000 tem como objetivo a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, garantindo seus direitos e contribuindo para a formação e aprimoramento pessoal, educacional e profissional. Durante o programa o jovem tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades, e conhecer novas possibilidades e vivencias podendo, futuramente, fazer escolhas e tomadas de decisões mais assertivas e positivas na sua vida e para a sociedade. Pois o programa também contribui no combate a evasão escolar, trabalho infantil, melhoria no convício familiar e social. Dá ao jovem um leque de possibilidades que podem ser alcançáveis, através da disposição, educação e formação.
Através do programa a Copercana dá oportunidade aos jovens talentos que se destacam durante o período de aprendizagem e efetiva os melhores aprendizes para compor seu quadro de profissionais.
Como participar
A Copercana faz o processo seletivo através deste site. Os jovens de 16 a 22 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio (Em escola pública ou bolsista em escola privada), podem se cadastrar, com as opções dos cargos de Aprendiz Legal em Comércio e Varejo ou Aprendiz Legal em Ocupação Administrativa para participar dos processos seletivos.