
Como parte das comemorações aos 50 anos da biblioteca da Canaoeste “General Álvaro Tavares Carmo”, no dia 5 de novembro foi realizada nas dependências da biblioteca a 1ª oficina de jogos de mesa cooperativos. Sob a orientação do especialista em jogos, Jaime Daniel Leandro, foram apresentados aos participantes alguns jogos de mesa com temáticas cooperativas. A escolha por jogos de cooperação foi proposta para estimular o público que esteve presente a solucionar problemas de forma colaborativa, deixando a ideia mais usual de competitividade em segundo plano.
“Pensamos em trazer essa temática porque no dia a dia o que podemos ver são práticas competitivas. Então trabalhamos a ideia de jogos que tinham uma perspectiva cooperativa, colaborativa. A ideia do jogo é que, se uma pessoa perde, todos perdem, então para que haja sucesso é preciso que todos colaborem, que consigam solucionar um problema em conjunto e vençam juntos o desafio do jogo”, disse o bibliotecário Haroldo Luís Beraldo.
A atividade contou com a participação do aposentado Luiz Paulo de Biase, que aos 72 anos partilhou com sua família e outras pessoas a experiência de poder interagir e aprender com os jogos. “Essa foi a primeira vez que participei de uma oficina de jogos de tabuleiro e espero que não seja a última. Me chamou muito a atenção a colaboratividade e os tipos de jogos que nos foram apresentados. Para nós que somos idosos, que somos da melhor idade, é muito importante esse tipo de atividade de desenvolvimento do raciocínio. E é importante que a biblioteca realize atividades como essa que reúne pessoas para passar momento em conjunto e trocar ideias, experiências. No momento em que estamos vivendo em que as pessoas se isolam nas redes sociais, no mundo virtual, é muito importante esse tipo de atividade de integração, de sair um pouco do virtual”, afirmou Biase.
Juliana Biase, que é filha de Luiz Paulo, também acompanhou a atividade sociocultural e aprovou a proposta da biblioteca. “Adorei essa oficina colaborativa, o fato de um ter que ajudar o outro no jogo é muito interessante porque sempre pensamos em jogar contra o outro e nessa atividade passamos uma manhã nos ajudando nas estratégias. É muito legal esse tipo de encontro que reúne gerações, trabalha atividades que fogem do nosso dia a dia e nos faz conversar, interagir, fazer amizade e conviver”, também falou sobre a experiência. “Eu gostei muito da oficina de jogos principalmente porque eles estimulam a mente e são desafiadores”, destacou.
A próxima rodada de jogos acontece no dia 19 de novembro a partir das 9h nas dependências da biblioteca. Anote na sua agenda e leve sua família!
Mais publicações

