Blog

Conhecendo o SAP – Módulo CS (Laboratório)

03 de Maio de 2024

Conhecendo o SAP – Módulo CS (Laboratório)

A Copercana está implementando o módulo CS (Customer Service) para aprimorar a análise laboratorial de solo no Segmento de Grãos, visando a um controle mais preciso e integrado das análises realizadas.

Localizado na Uname 01 (centro 1004), uma das filiais da Copercana, o laboratório de solo é responsável por receber, preparar, analisar e entregar resultados de fertilidade de solos com qualidade, contando sempre com uma equipe capacitada.

A recepção das amostras é um processo crucial e pode ocorrer de diversas formas, desde a entrega pessoal pelo cliente até o envio por correio ou pelas filiais, contando sempre com a cooperação dos agrônomos, secretarias e/ou responsáveis pela filial.

Uma vez recebidas, as amostras são registradas no formulário "Recepção de amostra", e as informações são inseridas no sistema SAP para criar uma Ordem de Serviço. Nessa ordem, são detalhadas informações como dados do cliente, propriedade (fazenda), município, além da quantidade e detalhamento do tipo de análise de fertilidade de solo desejada pelo cliente, considerando o amplo escopo do laboratório nesse tipo de análise de fertilidade de solo.

Com a Ordem de Serviço aberta, o laboratório inicia os processos de análise. O módulo CS permite diferentes tipos de análises:

Análise Padrão e Amostra Controle

Nesses processos (tipo de Ordem), está incluso todo o escopo do laboratório que inclui a matriz solo, sendo o objetivo, tendo como objetivo escolher o tipo de análise, quantificar e indicar o valor a ser pago pelo cliente.

Para atender às necessidades do Laboratório, foram desenvolvidas várias etapas, incluindo a exportação dos dados descritos nas ordens até a disponibilização para o faturamento. Os dados registrados na ordem são exportados para um arquivo CSV, um formato de texto que armazena informações de planilhas e tabelas. Nesse arquivo, as leituras são inseridas, sendo realizadas através de procedimentos de extração e determinação para cada tipo de ensaio. Após a importação do arquivo com as leituras, estas passam pela etapa de cálculos para os resultados finais. Já os ensaios realizados no Espectrofotômetro de Absorção Atômica passam por uma etapa de integração, onde os resultados extraídos do equipamento são inseridos no sistema SAP. Ao final do processo (emissão de Boletim), a ordem é disponibilizada para o faturamento e emissão de Nota Fiscal de Serviço.

O processo de Amostra Controle foi criado para atender à necessidade de incluir as amostras próprias que são utilizadas para controle interno, não envolvendo pagamento ou faturamento, sendo contabilizadas como despesa interna.

Outros serviços

Nesse processo (tipo de Ordem), estão inclusos os serviços de análise que não utilizam o solo como matriz, que são: vinhaça, compostos orgânicos, fertilizantes, entre outros. O sistema é utilizado nesse processo para contabilizar os tipos de análise, faturamento e a emissão da Nota Fiscal de Serviço. 

Bioanálise Embrapa

Este processo segue o mesmo padrão do processo de Amostra Padrão, tendo como diferença os ensaios que são realizados. O objetivo desse processo é disponibilizar os resultados finais em CSV para serem inclusos no template da EMBRAPA (parceira).
Todos os processos implementados garantem à Copercana maior controle e eficiência em seus processos de análise laboratorial de solo, contribuindo para a qualidade e eficácia de seus serviços.

Fique atento para mais atualizações e informações sobre os módulos do SAP na nossa série em desenvolvimento.