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Copercana investe na capacitação de colaboradores para um atendimento diferenciado
13 de Outubro de 2021

Pela primeira vez, a cooperativa promove o treinamento para 'Atendentes de Adega'
A Copercana segue intensificando o investimento em ações que visam ao desenvolvimento de seus colaboradores e consequentemente um atendimento diferenciado aos seus clientes.
Pela primeira vez, a cooperativa promove o treinamento e capacitação para 'Atendentes de Adega' visando oferecer orientações, esclarecer dúvidas e dar dicas para quem vai trabalhar com o setor de vinhos, cervejas e destilados com atendimento direto ao cliente.
O curso é ministrado pelo sommelier Alexandre Rogério Martins, formado pela FISAR (Federação Italiana de Sommelier), Associação Brasileira de Sommeliers (ABS); Science Of Beer; IBA (International Bartenders Association); professor do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).
“Recebi o convite da Copercana para desenvolver o trabalho de capacitação aos funcionários de frente de adega e trazer essa parte mais técnica e teórica ao atendente para que, dessa forma, transmitam aos clientes. Eles precisam ter uma informação mínima e dentro do aprofundamento sobre o produto de prateleira. Tendo isso, o número de vendas vai aumentar', destaca Martins que ainda acrescenta “o consumo de vinhos no Brasil tem aumentado, por isso é importante uma informação correta e precisa. Esse vai ser o diferencial da Copercana agora'.
Os alunos, funcionários da própria cooperativa, estão recebendo a formação do atendimento do nível básico ao avançado com direcionamento para o setor varejista. Participam da iniciativa colaboradores dos Supermercados de Sertãozinho (Loja 1 e 2), Pontal, Pitangueiras, Jaboticabal e Serrana.
'A Copercana vem crescendo muito nesse segmento nos últimos anos. Penso que devido a esse fato, a diretoria tomou essa iniciativa em benefício tanto dos funcionários como da empresa”, disse o gerente do Supermercado Copercana de Jaboticabal, Edmar Aparecido Barizan, que destaca ainda “seguimos crescendo, temos um público e é interessante sabermos como abordar e fazer uma venda consciente. Esse curso veio nos ajudar e enobrece nosso currículo. Estamos tendo noções do que oferecer para o cliente, aquele que não sabe, mas tem vontade de aprender e consumir um bom vinho”.
'É um projeto inovador. Temos a ideia de aumentar a nossa carta de vinhos. Vendemos uma quantidade razoável de vinhos e queremos melhorar, aperfeiçoar esse atendimento para o nosso cliente e esse curso serve para isso', ressalta o supervisor dos Supermercados Copercana, Márcio Zeviani.
'Estou achando muito importante. As cartas de vinho são grandes e com um conhecimento maior conseguiremos atender melhor, já que o cliente chega com diversas dúvidas', opina o gerente do Supermercado Copercana Sertãozinho Loja 1, Carlos Eduardo Alves Meirelles.
O treinamento de “Atendentes de Adega” entrou em sua terceira aula e está previsto para terminar em janeiro de 2022. Esse curso engloba o conhecimento dos vinhos e a área técnica de vendas. O cronograma prevê visitas em vinícolas, apresentando o processo de produção, a vinificação e transformação do fruto em bebida. O treinamento deve ser incrementado com noções sobre cervejas especiais, queijos, pastas e outros itens da alta gastronomia. De maneira resumida, todo o conhecimento que será passado aos participantes deve resultar em um atendimento único e de qualidade para o cliente Copercana.
'Com toda certeza. Qualidade total no atendimento dos clientes que será feito com conhecimento focado nessa área de gastronomia diferenciada, afinal o consumidor da Copercana é muito exigente. Ele precisa ter esse feedback positivo e com informações realmente fincadas no que o próprio produtor passa para todos como sommeliers', destaca Martins.
Para quem pensa que “vinho é tudo igual”, aqui no curso vai saber que não é bem assim. E a resposta já está na ponta da língua dos participantes. 'De jeito nenhum. Tem vinho de todo o jeito. Novo, velho, branco, tinto, rosé, frisante, tem tudo. Então, os funcionários precisam de um treinamento para poder conversar em alto nível com o nosso cliente. Esse treinamento vem ao encontro de tudo isso', frisa Marcio Zeviani.
“É um mundo bem complexo. Quando chegamos à gôndola e vemos uma garrafa, não sabemos como foi o processo para se chegar até o produto, então, é surpreendente. Participamos das aulas e ficamos surpresos com cada uma delas. Hoje sabemos que com uma uva convencional, que consumimos e compramos no mercado, não se faz vinho. É uma aprendizagem que gente não tinha e está sendo muito válida', comenta Barizan.
“Vinho é extremamente diferente. Seria a mesma coisa de você pegar a cultura brasileira do jogador de futebol. Cada jogador é diferente, cada um tem a sua habilidade. O vinho é diferente, mesmo ele vindo da mesma vinícola, do mesmo produtor, da mesma safra, uma garrafa não é igual a outra. É um produto individual, impossível você dizer que oonhece todos os vinhos do planeta, não dá', finaliza Martins.