
Saímos de um dos momentos mais críticos da pandemia e em meio os medos causados pela Covid-19 surgiram outras doenças que também prejudicam o ser humano, sendo a dengue uma delas.
Nos últimos meses, as cidades vêm registrando um aumento no número de casos da doença. Por conta disso devemos praticar atos para inibir a proliferação do mosquito.
Como a dengue é transmitida?
A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.
As picadas do mosquito geralmente acontecem nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés.
O que fazer?
A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor através da eliminação de objetos que acumulem água parada, como pneus, garrafas e plantas:
Eliminar os focos de água parada;
Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
Limpar sempre as calhas dos canos;
Não jogar lixo em terrenos baldios;
Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
Manter baldes, caixas d’água e piscinas sempre tampados;
Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco e outros rejeitos em sacos que possam ser lacrados;
Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;
Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
Sintomas
Existem quatro tipos de vírus de dengue - sorotipos 1, 2, 3 e 4. A dengue é caracterizada pelos seguintes sintomas: febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, mal-estar e falta de apetite. É importante que ao sentir qualquer um dos sintomas procure o médico.