Blog

Está aberta a 19º edição do Agronegócios Copercana!

19 de Junho de 2023

Está aberta a 19º edição do Agronegócios Copercana!

Há dezenove anos, a Copercana idealizou uma feira de insumos, máquinas e equipamentos voltada principalmente aos seus cooperados, e assim nasceu o Agronegócios Copercana. A cooperativa reúne seus principais fornecedores para oferecer aos produtores rurais tecnologia de ponta, além das melhores condições de preços, facilidade de pagamento e atendimento diferenciado.

Na tarde de quinta-feira, 15 de junho, aconteceu no auditório 106 da Sicoob Cocred, em Sertãozinho, a abertura do 19º Agronegócios Copercana. Estiveram presentes na cerimônia de abertura os representantes da Copercana - Antonio Eduardo Tonielo (presidente do Conselho de Administração); Francisco César Urenha (diretor presidente-executivo); Giovanni Bartoletti Rossanez (diretor financeiro e administrativo); Augusto César Strini Paixão (diretor comercial Agrícola); Márcio Fernando Meloni (diretor comercial Varejo); Frederico José Dalmaso (superintendente comercial de Insumos); Luiz Ricardo Meloni (superintendente comercial de Varejo); e representando a Sicoob Cocred, Gabriel Jorge Pascon (diretor de Negócios Sicoob Cocred).

Na ocasião, Francisco Cesar Urenha deu as boas vindas e falou sobre um pedido antigo dos agricultores cooperados em ter um dia a mais de feira presencial. “O agricultor cooperado gosta muito do contato pessoal com os agrônomos e vendedores. E atendendo às demandas, este ano a feira presencial terá um dia a mais, ela acontecerá de 26 a 30 de junho, e será uma grande oportunidade para os cooperados realizarem bons negócios, pois as empresas parceiras estão dando um grande incentivo no que diz respeito aos fertilizantes e acho que vale a pena. Essa diretoria está bastante empenhada em manter a tradição e estamos fazendo um esforço muito grande para satisfazer os nossos cooperados, oferecendo preços justos e competitivos”.
   
Já Giovanni Rossanez destacou o fato da feira se manter híbrida por mais um ano, dado o alcance das lives, que proporciona palestras e conteúdos não apenas para os cooperados, parceiros, mas para todos os produtores rurais e envolvidos na área.

Augusto César Strini Paixão, por sua vez, comentou sobre o estande da Unidade de Grãos 3, que foi recém-inaugurada e que é uma novidade, e falou da confiança dos parceiros em participarem da feira. “Isso significa mais tecnologia embarcada em cada representante das empresas participantes e isso é muito bom”.
 
O carro forte da feira é a unidade de grãos e implementos e a unidade de varejo entra complementando a feira. Entre tantas novidades, Márcio Meloni chamou a atenção para a Loja de Ferragens e Magazine, que irá abrigar um Empório, e também destacou o prêmio recebido de “Melhor revendedora de combustível da região Sudeste”, e lembrou que a Distribuidora de Combustíveis da Copercana também se fará presente na feira.

Ricardo Meloni também aproveitou a oportunidade para reforçar o apoio da diretoria  tanto na feira quanto nas melhorias dos estabelecimentos comerciais, como os supermercados, lojas e postos de combustíveis.

Os parceiros estão muito próximos da cooperativa no dia a dia na relação comercial. Frederico José Dalmaso falou sobre o que a feira está preparando para os cooperados este ano em termos de defensivos agrícolas e fertilizantes. “A gente vê os nossos colegas das multinacionais como parceiros do negócio, estamos juntos, e por termos um contato mais próximo conseguimos trabalhar com bons preços, a feira este ano terá preços abaixo em relação ao ano passado e estou bem animado com isso. Esse é o momento para comprar”.

Ainda durante a cerimônia de abertura, Gabriel Pascon afirmou que a equipe da Sicoob Cocred estará presente em todos os dias da feira presencial, se colocando à disposição dos cooperados para financiar seja as operações de custeio ou as operações de investimentos com linhas diferenciadas.

Antonio Eduardo Tonielo destacou o fato de se sentir envaidecido em poder participar da 19ª edição da feira que a cada ano traz grandes oportunidades de negócios para os cooperados e conclamou a participação de todos. “O nosso agronegócio acontece praticamente no início de safra e oferece insumos, equipamentos, inseticidas, pra que o cooperado possa fazer o melhor negócio, e isso já se tornou uma tradição, traz segurança para os produtores e por isso eles deixam para comprar na feira”.
  
Vinícius Rocha e José Geraldo apresentaram os dois palestrantes que deram o pontapé inicial ao ciclo de lives do 19º Agronegócios Copercana com um conteúdo bem importante para o setor.

O consultor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia) e diretor da Planacan (Planejamento, Assessoria e Consultoria), Antonio de Pádua Rodrigues, foi o primeiro palestrante e contextualizou o tema - “Cenários da cana, açúcar e etanol”, onde destacou que a expectativa é de que essa safra volte nos patamares superiores a 600 milhões de toneladas de cana. “Os números iniciais mostram que a produtividade é bem melhor em termos de oferta de cana, e sem dúvida será muito açucareira. Tivemos na segunda quinzena de maio muita seca e isso melhorou a concentração do ATR, que teve um rendimento por tonelada de cana processada muito bom, quase 5,5 % superior ao ano passado”. Pádua também comentou que uma série de variáveis indica que haverá um forte crescimento da demanda de combustíveis e chamou a atenção da necessidade do produtor continuar investindo no canavial, pois segundo ele, a produtividade média ainda é muito baixa. “Precisamos aumentar produtividade agrícola, crescer a oferta de cana, a produção de açúcar e a produção de etanol sem expandir a área”.

O segundo palestrante, Cesar de Castro Alves, da Consultoria Agro do Banco Itaú BBA, abordou o tema “Perspectivas para os grãos”. De acordo com a sua explanação, a produção de milho vai ficar próxima de 126 milhões de toneladas, o que significa bastante produção, e o Brasil terá por volta de 50 milhões de toneladas de milho para exportar e ainda conseguindo atender ao consumo interno, todo o setor de proteína animal e etanol, que são os consumidores de milho no Brasil. Ele também fez a seguinte observação “Estamos vendo uma pressão grande nos preços de soja e milho já há mais de dois meses e no nosso entendimento temos grandes transformações que podem acontecer no balanço de oferta e demanda desses grãos e também riscos”, afirmou.

Este ano, as lives acontecerão de 15 a 23 de junho, e a feira física no Centro de Eventos Copercana, de 26 a 30 de junho. Não deixem de prestigiar! Você pode assistir a todos os conteúdos das lives pelo canal da Copercana no You Tube.