Blog

Liderança estratégica: Copercana capacita gerentes em feedback e delegação

29 de Março de 2023

Liderança estratégica: Copercana capacita gerentes em feedback e delegação

O Departamento de Recursos Humanos da Copercana realizou o quarto "Encontro da Trilha de Aprendizagem", que visa desenvolver as principais competências que um líder precisa ter para atuar com mais estratégia. Com o tema "Feedback e Delegação", a ação contou com a presença do instrutor José Roberto Paim Neto, da Escola de Negócios Conquer.

O feedback e a delegação são fundamentais para o desenvolvimento de líderes mais estratégicos. É o que afirmou José Roberto Paim Neto, especialista em liderança e desenvolvimento humano. Ele destacou a importância dos gestores focarem no desenvolvimento de seus liderados em todos os níveis da empresa.

"Quando olhamos o foco nas pessoas, como é que vou desenvolver? Tenho que dar o feedback. Feedback é uma oportunidade de melhorar alguma coisa que está sendo feita, que não está adequado com o padrão da empresa. O feedback é uma excelente ferramenta de desenvolvimento e o segundo é a delegação, quando conseguimos passar para as pessoas algo para ela fazer que talvez não fosse a responsabilidade principal dela, mas posso delegar para que ela tenha essa experiência", disse Paim Neto.

O especialista ressaltou, no entanto, que há desafios que precisam ser superados pelos líderes na hora de dar feedback e delegar tarefas. "Bom, atribuo dois principais itens. O primeiro é o próprio autoconhecimento, o quanto que o líder se conhece? Porque quanto mais ele se conhece, melhor ele consegue se comunicar com as pessoas tanto para dar o feedback quanto para delegar, o segundo é exatamente conhecer as pessoas, então, entender qual é o estilo que aquela pessoa tem, de qual geração ela é, quais são os seus valores, o que motiva aquele colaborador. Através disso você consegue de forma muito assertiva conectar a mensagem que você precisa dar com aquilo que a pessoa vai entender. Esse é o segredo", explicou.

Paim Neto também orientou como lidar com situações de resistência ou conflito ao dar feedback, ou delegar tarefas. "É perguntar, 'posso te dar um feedback?'. Às vezes a pessoa está com a cabeça quente e ela, naquele momento,  fala 'Não'. O gestor tem que respeitar esse momento também, mas não é  eterno. Você fala uma vez, na segunda vez você pergunta de novo e na terceira você marca uma agenda", disse. Ele também destacou a importância da autoavaliação e do plano de ação para superar as dificuldades. "O que eu vou fazer com isso? É o plano de ação, que nos comprometemos juntos a fazer, então o gestor deve oferecer apoio e auxiliar nessa mudança. Isso é fundamental no desenvolvimento desse colaborador", explicou.

Há oito anos na Copercana e três meses no cargo de subgerente do Supermercado Copercana de Serrana, Maria Carolina Botelho Marques está participando do curso. Ela destacou a produtividade e como tem sido enriquecedor para seu trabalho. “Abre mais a mente da gente em como lidar com algumas situações com os colaboradores, tá sendo ótimo e cada vez que venho, aprendo um pouco mais e levo isso para a minha base, que no caso é a filial de Serrana. Então, para mim, está sendo ótimo, um bom aprendizado", afirmou.

Ao ser questionada se tem utilizado as técnicas aprendidas durante o curso em seu setor de trabalho, Maria Carolina respondeu que sim, e que tem sido algo diário. "Inclusive, têm várias situações que lembramos do curso e utilizamos", disse.

A subgerente ainda ressaltou que tem visto mudanças significativas após a aplicação das técnicas e conhecimentos adquiridos durante o curso. "Têm as mudanças que lembramos do curso e acaba realizando e percebemos que realmente está funcionando e tendo um bom resultado", afirmou Maria Carolina.