Blog

Plantando uma sementinha

22 de Agosto de 2021

Plantando uma sementinha

Contar histórias. Esse ofício tão importante ganha uma nova configuração nos tempos atuais, em que o distanciamento social permanece sendo cumprido, diante da pandemia da Covid-19.

Para deixar o período um pouco mais leve, criando oportunidade às crianças para  estimularem a imaginação e também a forma como elas se relacionam com lembranças, a biblioteca da Canaoeste “General Álvaro Tavares do Carmo”, por meio do bibliotecário Haroldo Luís Beraldo, da Canaoeste, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Sertãozinho (equipe Multidisciplinar do CRAS 5), tem levado um pouco de histórias para crianças e adolescentes  da Vila Garcia, um bairro de Sertãozinho carente de opções de lazer. A leitura é feita por meio de live e a transmissão acontece as quintas-feiras das 9h30 às 10h30.

“Identifiquei junto à Secretaria de Assistência Social, quais seriam as necessidades e assim percebemos que através da contação de histórias poderíamos contribuir na educação no momento que estamos vivendo. As histórias, os contos e as lendas são importantes formas de colaborar com o desenvolvimento da criatividade das crianças e no fortalecimento da cultura. Também contribuem com os valores que queremos impulsionar em nossa sociedade”, disse Beraldo.

Ainda de acordo com o bibliotecário, os encontros têm reunido crianças que sabem e que não sabem ler e crianças que estão atrasadas no processo de alfabetização por conta da pandemia, e é um desafio. “Esse é um modelo desafiador e percebemos que existe uma adaptação delas em relação ao formato. A ideia fundamental de tudo isso é mostrar que a história contada está num determinado suporte, ela está num determinado lugar que é o livro. E estamos procurando fazer com que haja um estímulo, um processo a ser alimentado para que em determinado momento algumas dessas crianças tenham subsídios para desfrutar da leitura por si. Ou seja, ela ter a iniciativa de tomar um livro na estante e se aventurar numa leitura sozinha e acredito que a chance de termos bons resultados é grande”.