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10 de Julho de 2023

Supermercados Copercana investem em treinamentos para reinauguração com foco no atendimento ao cliente

Supermercados Copercana investem em treinamentos para reinauguração com foco no atendimento ao cliente

Chegando próximo à reinauguração da loja 14 dos Supermercados Copercana, o Departamento de Recursos Humanos promoveu uma série de treinamentos com toda a equipe da unidade. Como parte dessas preparações, cerca de 130 colaboradores participaram de uma palestra sobre "Apresentação pessoal e atendimento ao cliente", ministrada pela palestrante credenciada da SESCOOP/SP, Stefânia Lins Giannoni.

A palestra ocorreu ao longo de três dias, divididos em turnos pela manhã e à tarde, totalizando seis turmas. Durante as sessões, os colaboradores participaram de atividades propostas pela profissional Stefânia, que incluíram dinâmicas e relatos de suas experiências cotidianas de trabalho.

Stefânia Lins Giannoni destacou a importância do treinamento, afirmando que o objetivo foi preparar as pessoas para a reinauguração, com foco no atendimento ao público e na importância de proporcionar uma boa experiência aos  clientes. “Quando falamos em atendimento ao cliente, estamos falando sobre ele ter uma experiência positiva no contato com as pessoas, na estrutura renovada e nos produtos. O que podemos fazer para encantar esse cliente?", destacou.

A palestrante ressaltou que o treinamento visou tornar os colaboradores mais alinhados com as práticas adotadas  atualmente no mercado de trabalho e, principalmente, em relação à apresentação pessoal. Ela enfatizou a importância dos colaboradores se preocuparem com seu vestuário, questões de higiene e postura dentro do supermercado.

"Ao abordar esse tema, eles ficaram superatentos, porque muitas vezes as pessoas acham que fazer um bom atendimento se resume a acolher e atender às necessidades do cliente, mas esquecem que, se estivermos bem, o cliente perceberá que aquele local se preocupa também com as pessoas", destacou Stefânia Lins Giannoni.

Ela também falou sobre a busca pela qualidade no atendimento e deixou uma mensagem inspiradora: "Todos nós podemos melhorar a cada dia, nos superar. Assim como estão inaugurando o supermercado, seria importante que também começássemos a nos ressignificar", explica e acrescenta. "Hoje em dia, é fundamental demonstrar carisma ao atender o cliente, abandonar a expressão fechada. Uma abertura maior também faz com que o cliente se torne fiel, que goste de ir mais vezes ao local, não apenas por causa do preço, mas muitas vezes pelo atendimento. O atendimento diferenciado é um fator importante nas vendas".

Ainda durante a palestra, Stefânia ressaltou a importância da personalização no atendimento, afirmando: "As pessoas quando vão a um local, querem bom preço, é verdade, mas também querem acolhimento. Hoje, falamos muito em humanização. Devemos tratar as pessoas da melhor forma, acolher, sorrir, mostrando que estamos ali para fortalecer a conexão. Essa conexão fortalecida fará com que a pessoa volte".

Ela ainda compartilhou relatos de clientes que retornam ao supermercado para conversar com os funcionários: "Nosso papel também é estabelecer esse contato. Tenho certeza de que nas cinco vezes em que a pessoa for lá, ela fará uma compra, adquirirá um produto. Estamos ganhando nesse sentido. Se o profissional que está atendendo se concentra no contato, tenta conhecer um pouco mais sobre o cliente e suas necessidades, poderá utilizar esse conhecimento nas próximas vezes em seu atendimento, proporcionando uma experiência mais humanizada, baseada em empatia, acolhimento e valorização do cliente”, finalizou.

“Com essas palestras realizadas para o pessoal do supermercado, a Copercana busca elevar o padrão de atendimento e garantir que a reinauguração da Loja 14 seja marcada por uma experiência positiva para os clientes”, destacou a analista de Recursos Humanos da Copercana, Camila Francisco Nascimento.  Ela ainda completou que “A equipe está preparada para acolher, compreender as necessidades e oferecer um serviço personalizado, visando fortalecer a conexão com o público”.

Camila revela que a questão da apresentação, como a postura no ambiente de trabalho e a capacidade de estabelecer um relacionamento próximo com o cliente são os fatores diferenciais que o supermercado busca destacar.“Esses elementos serão fundamentais para conquistar a fidelidade dos consumidores, que desejam não apenas preços competitivos, mas também uma experiência de compra gratificante”, finalizou Camila Nascimento.