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10 de Julho de 2023
Supermercados Copercana investem em treinamentos para reinauguração com foco no atendimento ao cliente
Chegando próximo à reinauguração da loja 14 dos Supermercados Copercana, o Departamento de Recursos Humanos promoveu uma série de treinamentos com toda a equipe da unidade. Como parte dessas preparações, cerca de 130 colaboradores participaram de uma palestra sobre "Apresentação pessoal e atendimento ao cliente", ministrada pela palestrante credenciada da SESCOOP/SP, Stefânia Lins Giannoni.
A palestra ocorreu ao longo de três dias, divididos em turnos pela manhã e à tarde, totalizando seis turmas. Durante as sessões, os colaboradores participaram de atividades propostas pela profissional Stefânia, que incluíram dinâmicas e relatos de suas experiências cotidianas de trabalho.
Stefânia Lins Giannoni destacou a importância do treinamento, afirmando que o objetivo foi preparar as pessoas para a reinauguração, com foco no atendimento ao público e na importância de proporcionar uma boa experiência aos clientes. “Quando falamos em atendimento ao cliente, estamos falando sobre ele ter uma experiência positiva no contato com as pessoas, na estrutura renovada e nos produtos. O que podemos fazer para encantar esse cliente?", destacou.
A palestrante ressaltou que o treinamento visou tornar os colaboradores mais alinhados com as práticas adotadas atualmente no mercado de trabalho e, principalmente, em relação à apresentação pessoal. Ela enfatizou a importância dos colaboradores se preocuparem com seu vestuário, questões de higiene e postura dentro do supermercado.
"Ao abordar esse tema, eles ficaram superatentos, porque muitas vezes as pessoas acham que fazer um bom atendimento se resume a acolher e atender às necessidades do cliente, mas esquecem que, se estivermos bem, o cliente perceberá que aquele local se preocupa também com as pessoas", destacou Stefânia Lins Giannoni.
Ela também falou sobre a busca pela qualidade no atendimento e deixou uma mensagem inspiradora: "Todos nós podemos melhorar a cada dia, nos superar. Assim como estão inaugurando o supermercado, seria importante que também começássemos a nos ressignificar", explica e acrescenta. "Hoje em dia, é fundamental demonstrar carisma ao atender o cliente, abandonar a expressão fechada. Uma abertura maior também faz com que o cliente se torne fiel, que goste de ir mais vezes ao local, não apenas por causa do preço, mas muitas vezes pelo atendimento. O atendimento diferenciado é um fator importante nas vendas".
Ainda durante a palestra, Stefânia ressaltou a importância da personalização no atendimento, afirmando: "As pessoas quando vão a um local, querem bom preço, é verdade, mas também querem acolhimento. Hoje, falamos muito em humanização. Devemos tratar as pessoas da melhor forma, acolher, sorrir, mostrando que estamos ali para fortalecer a conexão. Essa conexão fortalecida fará com que a pessoa volte".
Ela ainda compartilhou relatos de clientes que retornam ao supermercado para conversar com os funcionários: "Nosso papel também é estabelecer esse contato. Tenho certeza de que nas cinco vezes em que a pessoa for lá, ela fará uma compra, adquirirá um produto. Estamos ganhando nesse sentido. Se o profissional que está atendendo se concentra no contato, tenta conhecer um pouco mais sobre o cliente e suas necessidades, poderá utilizar esse conhecimento nas próximas vezes em seu atendimento, proporcionando uma experiência mais humanizada, baseada em empatia, acolhimento e valorização do cliente”, finalizou.
“Com essas palestras realizadas para o pessoal do supermercado, a Copercana busca elevar o padrão de atendimento e garantir que a reinauguração da Loja 14 seja marcada por uma experiência positiva para os clientes”, destacou a analista de Recursos Humanos da Copercana, Camila Francisco Nascimento. Ela ainda completou que “A equipe está preparada para acolher, compreender as necessidades e oferecer um serviço personalizado, visando fortalecer a conexão com o público”.
Camila revela que a questão da apresentação, como a postura no ambiente de trabalho e a capacidade de estabelecer um relacionamento próximo com o cliente são os fatores diferenciais que o supermercado busca destacar.“Esses elementos serão fundamentais para conquistar a fidelidade dos consumidores, que desejam não apenas preços competitivos, mas também uma experiência de compra gratificante”, finalizou Camila Nascimento.