
Criado em 2014, a campanha “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito e busca promover a empatia entre os condutores e pedestres para despertar a responsabilidade de cada um no trânsito. Neste ano o tema é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
Segundo dados do RENAINF (Registro Nacional de Infrações de Trânsito) divulgados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), no mês de maio de 2020 foram cometidas mais de 780.000 infrações de trânsito em todo Brasil. As infrações mais cometidas foram excesso de velocidade; avanço de sinal vermelho; falta de utilização de cinto de segurança; estacionar em passagem de pedestres e dirigir o veículo segurando ou manuseando o celular.
O departamento de Segurança do Trabalho da Copercana aproveita a ocasião para incentivar os colaboradores a conduzirem os seus veículos com responsabilidade - respeitando o limite de velocidade, terem mais empatia no trânsito, utilizarem as faixas elevadas e faixas de pedestres, bem como repeitar as passagens sinalizadas dentro da cooperativa, tendo sempre a palavra responsabilidade como guia.
“É assim, pensando no coletivo que esperamos trazer mais consciência e harmonia para o ir e vir de todos, com respeito e responsabilidade”, disse o encarregado da Segurança do Trabalho da Copercana, Leandro Toledo.
Dicas importantes:
Crianças menores de 10 anos devem atravessar a rua acompanhadas de um adulto e não podem ser transportados em motos;
Na faixa de travessia de pedestre, olhe para os dois lados e certifique-se que o motorista também esta vendo você;
Dê a preferência ao pedestre em faixas de segurança, pare antes da linha de retenção da faixa;
Não dirija manuseando aparelho celular;
Não estacione o veículo em vagas reservadas (idosos e portadores de necessidades especiais);
Respeite a distância de 1,5 metros dos ciclistas e a velocidade indicada na via;
Ciclista não pedale na contramão, afinal você também deve cumprir as leis de trânsito, pois bicicleta é um veículo.
Lembrando que, desrespeitar as leis de trânsito é colocar vidas em risco, seja prudente!