
Blog
Capital Social, fundamental para o círculo virtuoso do cooperativismo de crédito
31 de Janeiro de 2021

O Capital Social é a somatória de todas as quotas-partes dos associados da cooperativa. A quota-parte é uma quantia em dinheiro depositada no momento em que alguém se associa. Esse dinheiro contribui para o suporte das atividades financeiras da instituição.
Para funcionarem, as cooperativas precisam de recursos, pois necessitam de capacidade própria de capitalização, o que não apenas as viabilizam operacionalmente, mas lhes dão competitividade no mercado financeiro.
Uma segunda maneira de fortalecimento é através do investimento mensal dos associados, pois como donos de uma sociedade, eles precisam assumir o compromisso para não apenas sua sobrevivência, mas no seu crescimento, e com esse recurso é possível fortalecer o capital de giro, diminuindo a dependência de movimentações externas, o que lhe garante a sua independência financeira.
Sendo essa autossuficiência, chave para os participantes cooperados conseguirem fazer uso de produtos e serviços diferenciados frente as práticas convencionais de mercado.