
Blog

No último dia 4 de março, a Copercana Sustentável | ESG promoveu um Workshop de Identificação, Conservação e Manejo de Animais Silvestres, em celebração ao Dia Mundial da Vida Selvagem, ocorrido em 3 de março. O evento reuniu colaboradores diretamente envolvidos com as matas ciliares da Unidade de Grãos 3, localizada em Cruz das Posses, reconhecendo sua maior suscetibilidade ao contato com animais silvestres.

João Vitor Marinho, assistente de sustentabilidade e representante do comitê da Copercana Sustentável | ESG, destacou a importância da participação dos colaboradores no workshop para a preservação dos animais. Marinho ressaltou que muitas vezes, por falta de conhecimento, pode ocorrer a morte de animais que não representam perigo, e o objetivo do evento foi fornecer informações sobre os animais presentes na região da fazenda, além de orientar sobre como agir em caso de encontro com algum deles.
Além da preservação da fauna, a saúde e segurança dos colaboradores também foram enfatizadas durante o evento. Foram abordados procedimentos corretos em situações de emergência e os contatos necessários para obter ajuda. A ênfase foi dada ao manejo adequado e que a melhor prática é evitar o contato direto com os animais.

O biólogo Yago Moya Katz, que esteve presente juntamente com a bióloga e veterinária, Luiza Zapotoczny, compartilhou informações sobre a identificação de animais venenosos e peçonhentos, assim como sobre procedimentos adequados ao encontrar animais feridos ou em situações de risco. Também foram apresentadas algumas das principais espécies da região e técnicas de captura e manejo, visando garantir a segurança tanto dos colaboradores quanto dos animais.
A importância dos EPIs - Equipamentos de Proteção Individual também foi ressaltada durante o workshop. Katz enfatizou que os EPIs não apenas protegem os colaboradores no dia a dia, mas também em situações de acidente com animais presentes na mata ou em locais de trabalho.
Para Katz, a educação ambiental é essencial para evitar danos à fauna e garantir a segurança dos trabalhadores. Ele salientou a importância de compartilhar informações simples e práticas no ambiente de trabalho e até mesmo no doméstico, o que contribui para uma convivência harmônica com a natureza e previne acidentes.
O workshop proporcionou uma oportunidade valiosa para os colaboradores da Copercana Sustentável | ESG ampliarem seus conhecimentos sobre a fauna local, aprenderem a identificar e manejar corretamente animais silvestres, e reforçarem a importância da conservação ambiental e da segurança no trabalho.

Mateus Antônio Santos de Oliveira, da equipe de serviços gerais, falou sobre a importância do conteúdo apresentado pelo biólogo. “Participar desta experiência foi gratificante, pois percorro todos os cantos da empresa e muitas vezes me deparo com algum animal silvestre. Me chamaram a atenção as informações sobre o manejo de cobras e pretendo implementar o que aprendi, tanto no trabalho quanto em minha vida pessoal, e também irei compartilhar esse conhecimento com meus colegas que não puderam participar”.
