
Há quatro anos, a Copercana através da campanha “Amor em forma de tampinhas”, idealizada pela BioCoop com o apoio da Copercana Sustentável, vem contribuindo com a AVCC - Associação Voluntários de Combate ao Câncer de Barretos. A ação visa arrecadar tampinhas plásticas rígidas como as de garrafas de água, refrigerante, leite, maionese, achocolatado em pote, remédios, creme dental, shampoo e condicionador, água sanitária, amaciante e outros e entregar à instituição que realiza a venda dessas tampinhas para angariar fundos e manter as atividades junto ao Hospital de Amor de Barretos. Dessa forma, recentemente foi efetivada a entrega de 393 quilos de tampinhas à instituição.
“Trabalhamos em parceria com o Hospital de Amor há mais de 20 anos, procurando dar suporte aos pacientes em tratamento e as doações de tampinhas têm feito toda a diferença porque através delas podemos continuar dando suporte com cesta básica, leite, suplemento, uma passagem de volta para casa, ou até mesmo em outra necessidade”, disse a secretária da AVCC Marcela Dorval. Ainda segundo ela, cada quilo de tampinhas equivale a R$ 1,50.
Desde 2019, a AVCC conta com a ‘Sala das perucas’. “Aqui na AVCC também recebemos doações de cabelos naturais e temos uma parceria com o pessoal da ‘Fio da Alegria’, uma empresa que a cada 15 dias busca esses cabelos, confecciona perucas e nos traz. Essas perucas ficam à disposição para serem emprestadas aos pacientes atendidos pelo Hospital de Amor que perdem seus cabelos durante o tratamento. É gratificante poder de certa forma elevar a autoestima desses pacientes que nos procuram”, afirma Marcela.
A associação ainda conta com um bazar onde tudo o que é arrecadado é colocado à venda a preço simbólico, ajudando quem está comprando e também a instituição. “Temos o bazar e fazemos uma reciclagem nas roupas, aquelas roupas que são melhores a gente coloca pra vender que é outra renda que temos para poder continuar ajudando pacientes”.
Marcela também destacou a importância da parceria com a Copercana Sustentável. “É gratificante poder contar com essa parceria que vem de alguns anos. Agradecemos e pedimos pra que continuem cada vez mais caminhando conosco porque precisamos de pessoas e empresas comprometidas e engajadas como a Copercana para tentarmos juntos amenizar o sofrimento de quem precisa”.
O Hospital de Amor de Barretos conta com 380 médicos e 5.300 colaboradores. Em 2020 atendeu 227.264 pacientes e realizou 1.875.217 procedimentos. Esses números mostram a importância de cada contribuição a essa instituição que atende 100% SUS e busca a excelência no atendimento médico através de ações humanizadas.
AVCC - Av. Paulo de Matos Leandro, nº 1357, bairro Paulo Prata, em Barretos-SP. Horário de atendimento das 8h00 às 16h00 de segunda à sexta-feira.
Parceria
No dia 10 de novembro a encarregada da BioCoop, Andréia Sapiensa, recebeu a visita da supervisora da Diretoria de Ensino de Sertãozinho, Maria Paula Ferreira (representando a dirigente de ensino, Cláudia Regina Lazarini Neves), e a diretora do núcleo de vida escolar, Luciana dos Santos de Alcântara, que na ocasião fizeram a entrega de 45 quilos de tampinhas plásticas rígidas, 3 garrafas pets contendo lacres de alumínio e 2,5 quilos de blisters (cartelas de remédios vazias).
Andréia destacou na oportunidade a importância da conscientização da população em relação à campanha “Amor em forma de tampinhas”, que visa contribuir com a AVCC e com o Hospital de Amor de Barretos e também das parcerias. “Queremos trazer parceiros que juntamente conosco possam arrecadar as tampinhas e nos ajudem a contribuir com o Hospital de Amor. A Secretaria da Educação do Estado nos procurou e tem contribuído, fortalecendo essa campanha, e é isso que precisamos, de pessoas que juntamente conosco façam um trabalho de conscientização e tragam mais pessoas porque a AVCC e o Hospital de Amor precisam muito”, disse a encarregada da BioCoop.
“O nosso objetivo é contribuir. Entendemos a importância dessa iniciativa e baseada nela estamos trabalhando, além do lado solidário, a questão educativa de redução de consumo e do descarte adequado para os resíduos. Os funcionários têm se engajado e a nossa intenção agora com a retomada das aulas é fazer a divulgação para que os alunos também participem e dessa forma possamos arrecadar cada vez mais”, comentou Maria Paula.