Blog

Copercana Sustentável | ESG e Casa das Mangueiras celebram o Dia da Árvore com plantio de Ipês no Parque Linear

19 de Setembro de 2025

Copercana Sustentável | ESG e Casa das Mangueiras celebram o Dia da Árvore com plantio de Ipês no Parque Linear

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Copercana Sustentável | ESG com o apoio da BioCoop, promoveu no último dia 16 uma ação especial no Parque Linear de Sertãozinho. A iniciativa reuniu alunos da Casa das Mangueiras, de Ribeirão Preto, para um momento de aprendizado, conscientização e contato direto com a natureza, reforçando a importância da preservação ambiental e do plantio de árvores.

Durante os períodos da manhã e da tarde, cerca de 70 crianças, acompanhadas por educadores e pela coordenadora pedagógica da instituição, Mirela Cardoso Rezende, tiveram a oportunidade de conhecer o espaço e participar do plantio de mudas de ipês, símbolo de vida e renovação. Ao todo, foram plantadas 25 mudas, doadas pelo viveiro da Prefeitura Municipal.

Para Mirela, a atividade foi um marco importante na formação dos jovens. “Alinhamos essa visita porque na Casa das Mangueiras trabalhamos o tema meio ambiente, e deu muito certo. Se fala tanto em meio ambiente, mas a gente tem que praticar mais, né? Se tivesse mais BioCoops por aí, a gente poderia pensar mais no meio ambiente. A natureza pede socorro, olha o calor que está. Árvore é vida, esperança de um futuro melhor. E é de esperança que a gente precisa para essas crianças. A gente planta dentro do coração delas uma sementinha e buscamos a transformação”, destacou. 

As crianças, com idades entre 6 e 17 anos, participam de oficinas socioeducativas na Casa das Mangueiras, incluindo esporte, judô, danças urbanas, coral, violão e percussão. O plantio proporcionou a elas não apenas contato direto com a terra, mas também uma experiência prática de cidadania e responsabilidade ambiental. 

A encarregada da BioCoop, Andreia Sapiensa, também ressaltou a relevância da ação. “O Dia da Árvore é uma data simbólica para lembrarmos que o futuro depende do que fazemos hoje. Ao trazer essas crianças para plantar Ipês, estamos contribuindo não apenas para o meio ambiente, mas para a formação de cidadãos mais conscientes. O verde que nasce aqui hoje será sombra, vida e esperança no amanhã”.