Blog

Entidades de Uberaba e Guará são beneficiadas por campanha apoiada pela Copercana Sustentável

01 de Dezembro de 2021

Entidades de Uberaba e Guará são beneficiadas por campanha apoiada pela Copercana Sustentável

Desde o início, a campanha “Amor em forma de tampinhas” já arrecadou quase 4.500 quilos de lacres de alumínio, que resultaram em 32 cadeiras de rodas

Os colaboradores da Copercana, Canaoeste, Sicoob Cocred, Sicoob Cred Copercana, clientes e a comunidade sertanezina mais uma vez deram um show ao contribuírem com a campanha de arrecadação de lacres de alumínio. O projeto social é uma iniciativa da BioCoop e recebe o apoio da Copercana Sustentável e a colaboração da Sucatas São José.

Graças à colaboração que a campanha vem recebendo foi possível a aquisição de mais duas cadeiras de rodas, beneficiando o Lar Acolhida São Vicente de Paulo, de Uberaba-MG, e o Dispensário de Assistência Vicentina de Guará-SP. Desde o início da campanha em 2011, já foram doadas 32 cadeiras de rodas para instituições assistenciais das cidades onde há filiais da Copercana, Canaoeste e da Sicoob Cocred.

No dia 29 de novembro foram efetivadas as entregas das cadeiras de rodas nas cidades de Uberaba/MG e Guará/SP. Conheça um pouco sobre as instituições.

Lar Acolhida São Vicente de Paulo – Uberada/MG

O Asilo São Vicente de Paulo foi fundado em 20 de julho de 1902, pela SSVP - Sociedade São Vicente de Paulo, com a finalidade de atender idosos em situação de vulnerabilidade, oferecendo carinho e atenção, disponibilizando alimentação, atividades no centro de convivência e cuidados médicos.  Em 2012 tornou-se Lar Acolhida São Vicente de Paulo, obedecendo as regras da SSVP, sendo entidade filantrópica.

Atualmente, o Lar abriga 50 idosos com faixa etária entre 60 e 101 anos, sendo 25 homens e 25mulheres que residem no local. Para os serviços diários, a instituição conta com uma equipe de 36 funcionários entre administração, enfermaria, cuidadores, limpeza, lavanderia e cozinha. Os idosos recebem atendimento com uma equipe de fisioterapeutas da Uniube – Universidade de Uberaba, duas vezes por semana. Diariamente, os idosos recebem seis refeições sendo: café da manhã,  ceia com uma fruta, almoço, café da tarde, jantar e lanche da noite.

De acordo com o coordenador do Lar Acolhida São Vicente de Paulo, Paulo Roberto Queiroz, para angariar fundos e complementar as despesas, o Lar realizava jantares, almoços e bingos, mas devido à pandemia da Covid-19, há dois anos esses eventos não são realizados. “As doações que recebíamos em dinheiro também pararam porque as pessoas ficaram com os seus salários reduzidos e muitas deixaram de doar em função disso. Tivemos que recorrer a algumas pessoas e até mesmo realizar empréstimos com particulares, pois os bancos não realizam empréstimos para instituições e o que temos recebido da comunidade e das empresas parceiras são realmente a contribuição de alimentos, roupas e alguns medicamentos que realmente precisamos para dar continuidade ao atendimento desses idosos”, disse.

Queiroz ainda destacou que o que mais os ajudou na pandemia foram as doações que receberam de máscaras, capotes, toucas, álcool em gel e álcool 70. “Não tínhamos condições de comprar esses itens, mas conseguimos ganhar e dessa forma pudemos manter os cuidados necessários com os idosos de acordo com o que a Vigilância Sanitária nos solicitava. Fizemos a contenção para que a Covid-19 não adentrasse no Lar e graças a Deus apenas um idoso teve a doença, fez o isolamento de imediato e não teve nada grave”, afirmou.

Ainda segundo Queiroz, as maiores necessidades da instituição são fraldas descartáveis, pois são gastas 4.500 unidades/mês, leite também é um item bastante consumido, são 660 litros mensais, e carnes, que são consumidos 240 quilos/mês. Já na área da higienização, o coordenador do Lar ressaltou que sabão em pó é um dos itens que mais utilizam. “Por mês gastamos 60 quilos de sabão em pó, pois diariamente são lavados 100 quilos de roupas. Além disso, aparelho de barbear e desodorante são itens que precisamos e temos um pouco de dificuldades para adquirir”, pontuou.

Na oportunidade, Queiroz falou da importância da doação da cadeira de rodas para o Lar. “Receber essa doação significa muito, pois atendemos idosos com graus um, dois e três, ou seja, os independentes, os que dependem de alguma ajuda e os que são totalmente dependentes. Essa cadeira irá nos ajudar muito porque quando encaminhamos os idosos para o médico necessitamos de cadeiras de rodas, principalmente uma mais nova e que possa dar condições para locomovê-los. Agradecemos à Copercana pela parceria por estar aqui na nossa instituição e por conhecer um pouquinho dela”. 

A campanha - “Deixávamos de recolher os lacres e também de receber de algumas pessoas em função de não sabermos que poderiam ser trocados. Agora que tomamos conhecimento dessa bela campanha realizada pela Copercana, com certeza iremos colaborar para que possam adquirir mais cadeiras e beneficiar outras instituições”. 

Na ocasião, o encarregado do depósito de insumos da Copercana de Uberaba, Maximo Pereira Serafim, falou sobre o que o levou a indicar o Lar Acolhida São Vicente de Paulo para receber a cadeira de rodas. “Eu sempre soube das necessidades do Lar, pois já havia morado próximo, por isso quando tive conhecimento que a cidade de Uberaba havia sido contemplada com a cadeira de rodas, fiz questão de visitá-lo e oferecer. Fui muito bem atendido e eles ficaram bem satisfeitos. É importante agradecer os colaboradores, familiares, vizinhos, cooperados e a sociedade que têm se engajado nessa campanha”.

Doações: Rua Constituição, 1426 – bairro Abadia - Uberaba/MG ou pelos telefones: (34) 3322-7742 / (34) 9.9777-7742.  

Dispensário de Assistência Vicentina de Guará – (Lar de idosos)

 

O Dispensário de Assistência Vicentina de Guará, obra unida à Sociedade São Vicente de Paulo, foi fundado em 1972 com a finalidade de atender pessoas da terceira idade das quais as famílias não têm condições de cuidar. Atualmente a instituição acolhe 15 idosos, sendo nove mulheres e seis homens com faixa etária de 60 a 101 anos.

Para os trabalhos diários, o Dispensário conta com os serviços de 29 profissionais, dentre eles: nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional, cozinheiras, faxineiras, enfermeiras, técnicos em enfermagem e cuidadoras. 

No local, os idosos recebem cinco refeições diárias e, para se manter, a instituição conta com recursos do município e do estado, além das doações de alimentos que ganham da comunidade. De acordo com o administrador financeiro do Dispensário de Assistência Vicentina de Guará, Jorge Luiz de Castro, quando falta algum tipo de alimento, eles compram e pagam com os recursos que adquirem. “Apesar de recebermos várias doações sempre precisamos comprar leite, arroz, feijão e frutas, que são os itens mais consumidos e de maior necessidade”, ressalta.  

Castro ainda comentou sobre a importância da cadeira de rodas para a instituição, visto que 60% dos idosos acolhidos são cadeirantes. “Temos muitos idosos que utilizam cadeiras de rodas para se locomoverem e essa doação é primordial. Agradecemos a Copercana por essa iniciativa, aqui a necessidade é grande”.

O encarregado da loja de Ferragens da Copercana em Guará, Thiago Barbosa, reiterou o motivo pelo qual escolheram o Dispensário de Assistência Vicentina para receber a doação.  “Sabemos dos cuidados que os envolvidos nessa instituição têm com os idosos e das dificuldades que enfrentam no dia a dia para manterem as atividades, por isso optamos em ajudá-los com essa cadeira de rodas. Essa campanha de arrecadação de lacres de alumínio da Copercana é muito importante e iremos continuar colaborando para que futuramente outras entidades também sejam favorecidas com uma cadeira de rodas”.

Doações: Rua: José Ribeiro Calazans, 113 – bairro Vila Vitória – Guará/SP ou pelo telefone: (16) 3831-4201

Como contribuir com a campanha “Amor em forma de tampinhas”?

Basta juntar os lacres e entregá-los em qualquer unidade da Copercana, Canaoeste, Sicoob Cocred e Sicoob Cred Copercana, como: Postos de combustíveis, Magazines e Lojas de Ferragens, Supermercados, Agências bancárias (Sicoob Cocred e Cred Copercana), Unidade de Grãos, Biblioteca da Canaoeste ou na BioCoop. Cada 150 quilos de lacres são trocados por uma cadeira de rodas. Participem, além de contribuir com o meio ambiente você também vai ajudar outras instituições a se beneficiarem com uma cadeira de rodas.