
Visando estar em conformidade com as regras de qualidade existentes no mercado, o laboratório de Solos da Copercana promove uma auditoria interna para avaliar todos os requisitos presentes na ISO 17025 ao qual o laboratório é certificado. Há pelo menos seis anos a Copercana realiza esse trabalho que tem a participação de colaboradores treinados que atuam na Unidade Grãos 1 da cooperativa.
Os requisitos presentes na ISO 17025 preveem a realização de auditorias internas e o laboratório de solos da Copercana optou por realizar anualmente. Paralelamente a isso, de dois em dois anos, o laboratório recebe também a visita de avaliadores do Inmetro que auditam todo o processo de certificação.
“O laboratório realiza essa auditoria interna desde 2016, quando fomos certificados pela norma. Implantamos também uma equipe de auditores internos que receberam treinamento de uma consultoria especializada e, em colaboração com o departamento de Amendoim, tendo como auditoras internas representantes as colaboradoras Ercilia Mazza, Tayla Biagi e Gabriela Faria, e apoio da gerência e da diretoria”, destaca a responsável química do Laboratório de Solos Copercana, Vania Junqueira.
Durante o processo de avaliação, os auditores internos coordenados pelo auditor externo Lauro José Oliveira de Andrade verificam a conformidade do laboratório quanto ao atendimento do sistema de qualidade. Caso encontrem alguma não conformidade, essa é repassada à responsável que realiza a adequação. “O laboratório segue todos os requisitos da norma no dia a dia, mas é sempre bom esse olhar externo de uma equipe multidisciplinar para melhorarmos os requisitos da norma e estarmos sempre atualizados e fazendo as melhores práticas possíveis, contribuindo assim para a melhoria contínua do sistema de gestão e o melhor atendimento aos requisitos dos clientes”, finaliza Vania Junqueira.