
Também chamado de ordem de compras, é o documento utilizado pelo departamento de suprimentos das empresas (geralmente) para formalizar a aquisição de materiais e serviços com o BP escolhido (parceiro de negócios fornecedor).
O pedido de compras pode ser criado diretamente (sem vínculo), ou a partir de outro documento do módulo MM (com vínculo): contrato; cotação e requisição.
Esse documento é criado através da transação/tela ME21N (SAP GUI) ou na aplicação Administrar Pedidos de Compra (Fiori).
Estruturalmente, a tela do pedido é dividida em três seções: o cabeçalho, a síntese de itens e o detalhamento de cada item.
O primeiro campo a ser informado é o tipo de pedido, que é usado para orientar o tipo da aquisição, como por exemplo: administrativo, consumo, grãos, insumos, varejo, urgente, etc. Em seguida, o comprador informa o BP escolhido (fornecedor).
No cabeçalho, os seguintes campos precisam ser preenchidos: empresa e a condição do pagamento.
E para cada item do pedido, o comprador informa entre outros dados: o código do material/serviço, a quantidade a ser comprada, preço, código do imposto (IVA), filial (centro) e, dependendo do cenário, a requisição ou o contrato.
No ato da gravação, o sistema fornecerá o número de identificação do pedido, de acordo com o range (faixa de números) estabelecido ao tipo escolhido.
Dependendo do estágio de governança da empresa, é possível configurar uma aprovação/liberação com até oito níveis. Dessa forma, o pedido estará disponível para ser consumido somente após a liberação dos usuários aprovadores.
No sistema atual, não utilizamos pedidos para todas as compras. Com o SAP, deve-se criar o pedido antes do fornecedor faturar a venda, salvo nos processos emergenciais/regulatórios.
Transações/telas de pedidos mais utilizadas no SAP GUI:
? ME21N: criar;
? ME22N: alterar;
? ME23N: exibir unitariamente;
? ME28: liberar coletivamente;
? ME29N: liberar unitariamente,
? ME2L / ME2M / ME2K / ME2S: exibir lista de documentos.
Mais publicações
