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Requisição de Compras

21 de Janeiro de 2021

Requisição de Compras

Documento utilizado pelos departamentos das empresas para formalizar a solicitação de materiais e serviços no sistema SAP.

A requisição de compra é criada através da transação/tela ME51N (SAP GUI) ou  da aplicação: Administrar Requisição de Compras (Fiori).

Estruturalmente, a tela de requisição é dividida em três  seções: o cabeçalho, a síntese de itens e o detalhamento de cada item.

 

 

O primeiro campo a ser informado é o tipo do documento  que será usado para orientar o tipo da necessidade, como por exemplo: administrativo, consumo, grãos, insumos, varejo, urgente, etc.

No cabeçalho  haverá um campo para informar, através de uma descrição livre, detalhes da compra. Para cada item da requisição, o solicitante deverá imputar os seguintes dados: código do material/serviço (que já precisa estar cadastrado), quantidade a ser comprada, filial, nome do requisitante e o fornecedor pretendido.

Após registrada, a requisição será direcionada ao comprador responsável, que conduzirá as cotações e posteriormente escolherá o fornecedor vencedor.

Dependendo do nível de governança da empresa, é possível configurar uma aprovação/liberação do gestor do departamento. Dessa forma, a requisição estará disponível ao comprador somente após a liberação do gestor.

Atualmente, a Copercana executa esse processo fora do sistema corporativo (Unisys). A solicitação é feita através do preenchimento de uma planilha Excel e aprovada pela assinatura do gestor, antes de ser encaminhada ao comprador.

Transações/telas de requisições mais utilizadas no SAP GUI:

• ME51N: criar;
• ME52N: alterar;
• ME53N: exibir unitariamente;
• ME54N: liberar unitariamente;
• ME55: liberar coletivamente;
• ME5A: exibir lista de documentos.