
Documento utilizado pelos departamentos das empresas para formalizar a solicitação de materiais e serviços no sistema SAP.
A requisição de compra é criada através da transação/tela ME51N (SAP GUI) ou da aplicação: Administrar Requisição de Compras (Fiori).
Estruturalmente, a tela de requisição é dividida em três seções: o cabeçalho, a síntese de itens e o detalhamento de cada item.
O primeiro campo a ser informado é o tipo do documento que será usado para orientar o tipo da necessidade, como por exemplo: administrativo, consumo, grãos, insumos, varejo, urgente, etc.
No cabeçalho haverá um campo para informar, através de uma descrição livre, detalhes da compra. Para cada item da requisição, o solicitante deverá imputar os seguintes dados: código do material/serviço (que já precisa estar cadastrado), quantidade a ser comprada, filial, nome do requisitante e o fornecedor pretendido.
Após registrada, a requisição será direcionada ao comprador responsável, que conduzirá as cotações e posteriormente escolherá o fornecedor vencedor.
Dependendo do nível de governança da empresa, é possível configurar uma aprovação/liberação do gestor do departamento. Dessa forma, a requisição estará disponível ao comprador somente após a liberação do gestor.
Atualmente, a Copercana executa esse processo fora do sistema corporativo (Unisys). A solicitação é feita através do preenchimento de uma planilha Excel e aprovada pela assinatura do gestor, antes de ser encaminhada ao comprador.
Transações/telas de requisições mais utilizadas no SAP GUI:
• ME51N: criar;
• ME52N: alterar;
• ME53N: exibir unitariamente;
• ME54N: liberar unitariamente;
• ME55: liberar coletivamente;
• ME5A: exibir lista de documentos.