
Bem-vindos à série “Conhecendo o SAP”, onde desvendamos os intricados módulos do renomado sistema de gestão empresarial. Nesta edição, mergulharemos no universo do Módulo MM, ou Materials Management, conhecido em português como Gestão de Materiais.
Como sugere o nome, o MM é o responsável pelo gerenciamento dos materiais dentro da empresa, sendo um dos pilares fundamentais do SAP. Ele supervisiona todos os processos de aquisição de produtos, mercadorias e serviços, além de gerenciar eficientemente o recebimento e armazenamento desses itens até a geração de lançamentos financeiros.
Quer entender melhor como funciona o fluxo de suprimentos de um serviço ou material dentro do SAP? Vamos lá!
Vamos conhecer o fluxo de suprimentos de um serviço ou material no SAP?
Abaixo apresentamos como exemplo de um dos fluxos de suprimentos do SAP ERP MM que será aplicado na Copercana para garantir que os suprimentos sejam fornecidos de forma eficiente e eficaz.
Cadastro de materiais
O cadastro de materiais no SAP é centralizado e é onde todas as informações de um produto, mercadoria ou serviço estão concentradas. O SAP é um sistema com um grande foco contábil, o que faz com que quase todas as transações impactem diretamente a contabilidade. Por isso, você encontrará muitos elementos contábeis no cadastro de materiais.
Com o SAP, a Copercana busca padronizar cadastros de clientes, fornecedores e materiais. Isso resulta em melhor controle de estoque, menos uso de espaço físico e custos reduzidos. Além disso, contribui para uma logística mais adequada e melhor performance.
Requisição de compras
A requisição é o documento que substituirá as solicitações de compras via e-mail ou via CI (Comunicação Interna) para as compras de consumo, centro de custo, ativo imobilizado, projeto ou Engenharia.
Com a implementação do SAP, é de extrema importância que suas compras sejam planejadas com antecedência, permitindo assim que nossos Compradores otimizem as negociações.
Pedidos de compras
Depois de receber a requisição de compra, o departamento de suprimentos irá listar todas as demandas, organizá-las por nível de informação e/ou particularidades e realizar as ações necessárias para obter os dados comerciais, com o objetivo de criar um pedido de compra.
O pedido de compra, além de ter as informações provenientes da requisição de compra, como material e quantidade, também possui seus próprios dados de controle, como por exemplo, o fornecedor que atende aquela demanda.
Recebimento de mercadorias
Depois de tudo negociado com o fornecedor, este irá executar os processos internos de sua empresa e enviar os produtos e mercadorias para a Copercana. Quando os produtos e mercadorias chegam, iniciamos no sistema SAP o recebimento de mercadorias, com o registro do recebimento físico no sistema e a entrada de notas fiscais no sistema. Após a entrada da nota fiscal, o sistema gera automaticamente um documento de recebimento, que irá registrar todas as informações referentes à mercadoria/serviço adquirido, como valor, data da aquisição, fornecedor etc.
Com o lançamento da nota fiscal no SAP MM, são geradas automaticamente no SAP FI as Contas a Pagar. A partir daí, a movimentação de mercadorias passa a ser estruturada com informações mais confiáveis e ocorre mais rapidamente.
Já no SAP CO, o módulo dedicado ao controle de custos e à análise de lucratividade, os usuários têm acesso aos detalhes do custo de cada processo gerencial relacionado à empresa, como a fabricação e o consumo de determinados produtos. Com isso, o estoque pode ser valorizado corretamente.
Benefícios do uso do processo de suprimentos no SAP ERP
Com ele, a empresa pode reduzir custos, aumentar a produtividade e otimizar os processos internos. Além disso, o processo de suprimentos permite que a empresa gerencie de forma mais eficiente seu estoque, reduzindo assim o nível de desperdício.
Fique atento para mais atualizações e informações sobre os módulos do SAP na série em desenvolvimento.