
A sigla PM significa Planejamento de Manutenção. Esse termo se refere a um módulo do sistema SAP ERP, usado para planejar, executar e controlar serviços de manutenção, como os realizados em equipamentos de produção, edifícios ou frotas. Este artigo detalhará as funcionalidades e componentes essenciais desse módulo.
Módulo de Planejamento de Manutenção na Copercana
Para saber como o módulo PM atuará para a Copercana, é importante entender alguns conceitos:
- Nota de manutenção: é um registro inicial de um problema ou necessidade de manutenção. Pode ser usado como base para criar ordens de manutenção posteriormente.
- Ordem de manutenção: um documento que define as atividades e os recursos necessários para a execução de tarefas de manutenção. Ele inclui detalhes como descrição da tarefa, prazos, materiais e custos.
- Plano de manutenção: é um conjunto de tarefas de manutenção que são definidas para serem realizadas em intervalos regulares em um equipamento ou ativo específico.
Esses conceitos ajudarão no entendimento dos principais processos que serão abrangidos pelo módulo, sendo eles:
Abastecimento interno de frota: é identificada a necessidade de abastecimento nos postos da rede Copercana, em bombas internas e postos conveniados. Nos postos da rede, é emitida uma nota de transferência. Nos tanques da unidade, o controle é feito no sistema legado. Em postos conveniados, o motorista assina a nota para posterior cobrança. Fora do convênio, o motorista recebe dinheiro para abastecimento e faz o acerto posteriormente. O SAP terá integração para registrar automaticamente o abastecimento no veículo.
Controle de km para frota: no SAP haverá uma integração que será ajustada para que a quilometragem alimente o contador do equipamento. Com um plano de manutenção ajustado, será possível verificar se a quilometragem atingiu o necessário para determinada manutenção, como troca de óleo, além de registrar a baixa do estoque de combustível e os custos diretamente na ordem de manutenção. O plano de manutenção considerará tanto a quilometragem quanto o tempo para as manutenções, o que ocorrer primeiro.
Controle de marketing: o interessado identificará a necessidade do serviço e abrirá uma "nota" para o departamento de marketing. A gestora avaliará a nota e, se aprovada, atribuirá o responsável para execução do serviço. A nota pode ser imediata ou planejada. Se uma ordem for gerada para essa nota, a solicitação será planejada, liberada e, caso necessário, uma requisição de compra será gerada. O serviço será acompanhado, as operações apontadas e ocorrerão as aprovações da gerência e do solicitante. A ordem será encerrada, atualizada e finalizada a nota. Caso não haja ordem, a nota será processada, planejada e executada, com aprovação da gestora e do solicitante, e encerrada.
Manutenção calibração: com o SAP, a necessidade será identificada automaticamente através de um plano de manutenção, que abrirá a ordem com o prazo estipulado. Toda a compra de materiais e os serviços necessários para a calibração passarão por aprovação e poderão ser realizados através da ordem, abrindo um lote de controle de qualidade. Todos os materiais e equipamentos passam a ser cadastrados pelo departamento de manutenção.
Manutenção corretiva: na Unigrãos, as necessidades são identificadas pelas áreas afetadas, acionando os responsáveis da unidade para resolver os problemas, estes processos serão detalhadamente documentados via SAP através de notas e ordens de manutenção corretiva.
Na engenharia é feito um chamado, analisado o problema e aberta uma ordem para tratamento. Com o SAP sugere-se abrir uma nota de manutenção para detalhar o problema e abrir a ordem. Os procedimentos podem ser informados na nota ou na ordem, incluindo previsão de tempo e custos. Após a operação, as ordens são apontadas para apurar custos, e no fim do mês é feita uma apuração das ordens realizadas, com o SAP facilitando esse processo.
Existem três tipos de ordem de manutenção corretiva: engenharia, transporte e equipamentos.
Manutenção preventiva: na Unigrãos, a manutenção preventiva ocorre na entressafra com base no histórico de manutenção, verificando desgaste e realizando substituições necessárias. Com o SAP é possível automatizar datas, manter um histórico detalhado e diferenciar manutenções preventivas das corretivas.
Na engenharia, a manutenção corretiva é baseada em históricos específicos, como "manutenção de telhado em tempo seco" ou "manutenção de ar-condicionado em clima frio". O processo é similar, com a necessidade identificada, aprovada e executada.
Com o SAP é possível otimizar o processo com datas programadas, integração de compras e serviços, custos reais, histórico detalhado e relatórios para tomada de decisão.
Manutenção reforma: é identificada a necessidade de reforma, seja pelo departamento de engenharia ou por outra área, iniciando um processo de aprovação. Com a aprovação, começam a cotação e a contratação de serviços, além das compras necessárias. O SAP propõe uma ordem específica para concentrar todas as compras e atividades, permitindo melhor controle dos custos e do trabalho realizado. Após a reforma, a ordem pode ser encerrada pela engenharia.
Manutenção ressolagem: contadores de pontos de medição nos pneus serão cadastrados como sub-equipamentos dos veículos, criando planos de manutenção para os pneus com base na quilometragem rodada de cada um, gerando ordens de serviço para as manutenções necessárias.
A implementação do módulo PM no sistema SAP ERP na Copercana trará uma gestão mais eficiente da manutenção na cooperativa, aumentando a produtividade e reduzindo custos operacionais. Além disso, visa melhorar a qualidade dos serviços de manutenção, otimizar o uso de recursos e equipamentos, aumentar a disponibilidade da frota e equipamentos, e garantir o cumprimento de normas e regulamentos de segurança.
Fique atento para mais atualizações e informações sobre os módulos do SAP na série em desenvolvimento.