
Com olhar dedicado ao presente e ao futuro de crianças e adolescentes, Copercana se credencia à Fundação Abrinq
Ser reconhecida por ações positivas e que beneficiam outras pessoas é o desejo de muitas empresas. Os verdadeiros motivos vão muito além e são intangíveis, seguindo a nova norma da economia, que enfatiza atitudes sustentáveis e sociais com impactos positivos à sociedade e ao meio ambiente.
O selo Empresa Amiga da Criança, concedido pela Fundação Abrinq, é um reconhecimento destinado às empresas que não exploram o trabalho infantil, não permitem esse tipo de atividade em sua cadeia produtiva, realizam ações sociais em benefício de crianças e adolescentes, promovem a formação profissional por meio da Lei de Aprendizagem e o acesso ao emprego protegido para adolescentes.
Desde julho de 2020, a Copercana se juntou ao time de empresas que olham para o presente e o futuro das crianças e adolescentes. Sim, a cooperativa agora é uma empresa Amiga da Criança, motivo de orgulho para a sua diretoria, o seu time de colaboradores, fornecedores, clientes e cooperados.
'Isso mostra o comprometimento da cooperativa com a causa, que agrega valor à marca pelo fato do selo ser reconhecido em território nacional. A obtenção do selo certifica o nosso compromisso em promover ações em prol das crianças e adolescentes nas áreas de educação, cultura, esporte e assistência social, inclusive para os filhos de colaboradores na promoção de eventos internos. Com essas ações, estamos atendendo a comunidade e a sociedade como um todo nos municípios onde a Copercana está inserida. O selo reconhece a cooperativa como uma empresa socialmente responsável', explica Rejane Carato, uma das principais idealizadoras do projeto Copercana Sustentável.
Entre as diversas ações desenvolvidas pela Copercana estão doações para escolas, entidades assistenciais que atendem também crianças e adolescentes, eventos beneficentes e o Programa Jovem Aprendiz, que prepara os jovens para o mercado de trabalho.
Com a obtenção do selo, o objetivo imediato da Copercana agora é organizar e reestruturar o conjunto de ações existentes e melhorá-las, além de fortalecer a parceria com a Fundação Abrinq, que dará todo o suporte necessário para o desenvolvimento de projetos.
A empresa pratica ações sociais há muito tempo, como as campanhas do agasalho e de arrecadação de brinquedos. Essas campanhas estão inseridas no projeto Copercana Sustentável, que é a integração das iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pela cooperativa nas áreas econômica, social, ambiental e de governança.
Organização e inscrição
Rejane também comenta que o Comitê Multidisciplinar que a Copercana possui analisou as diversas atividades realizadas e, com base nestas análises, foi constatado que a cooperativa preenchia os requisitos para se credenciar e conquistar o selo Abrinq. Os indicadores internos mostravam que a cooperativa atendia as exigências e a motivação das pessoas envolvidas foi a mola propulsora para o processo de certificação.
O processo de reconhecimento e obtenção do selo aconteceu naturalmente. O Departamento Jurídico analisou detalhadamente os compromissos do programa Empresa Amiga da Criança e certificou-se que todos estavam sendo cumpridos. O questionário da Fundação Abrinq foi preenchido com todas as informações, descrevendo as ações sociais realizadas, e enviado para a análise técnica dos auditores do programa, que atestaram a cooperativa como Empresa Amiga da Criança.
A Copercana terá que se reportar sempre à equipe da Fundação Abrinq em prol dos compromissos assumidos e, também, estreitar laços para a melhoria constante dos procedimentos.
Sobre a busca por outros reconhecimentos, a diretoria é taxativa e realista: uma coisa de cada vez. 'Estamos muito felizes com a obtenção do selo, com essa conquista. Vamos fortalecer o que já temos e fazer uma coisa de cada vez, de forma estruturada, e conscientes do que está sendo realizado até mesmo para mantermos, pois não adianta conquistarmos hoje e perdermos amanhã. O selo da Fundação Abrinq agrega valor à nossa marca. Óbvio que queremos outras certificações, mas temos que estar preparados para isso', salienta Francisco Urenha, diretor presidente-executivo da Copercana.
Outro ponto elencado é que a obtenção do selo segue um propósito do mercado, pois muitas empresas exigem certificações para a realização de negócios e parcerias comerciais. 'O selo é o início para outras conquistas, agregar valor à nossa marca e imagem perante a sociedade, além de reafirmar o nosso compromisso social e ambiental, conscientizar as pessoas e os nossos colaboradores', completou Urenha.
Após a obtenção do selo, todos os contratos celebrados com a Copercana terão cláusula dizendo que a cooperativa não realiza negócios com empresas que exploram ou utilizam o trabalho infantil.
'Divulgaremos que somos uma Empresa Amiga da Criança ao estampar o selo em nossos materiais de comunicação, assinaturas de e-mail, site, sacolas, frota e outros. Somos responsáveis pelo futuro de nossas crianças e adolescentes e devemos mostrar à sociedade o nosso compromisso', enfatiza Urenha.
A pandemia e as ações
A pandemia tem impactado bastante a vida social, profissional e financeira das pessoas, bem como as empresas e instituições beneficentes. A necessidade é contínua, ainda mais em momentos críticos e de atenção como estamos vivendo.
Muitas instituições de apoio e assistência não puderam contar com os recursos obtidos durante a realização dos tradicionais eventos devido à proibição de festas e aglomerações, e à adoção do distanciamento social. Isso agravou a situação orçamentária e a disponibilidade de mantimentos das instituições.
Tudo o que era físico como a Campanha do Agasalho, por exemplo, foi feito com muito cuidado, mas aconteceu. No primeiro semestre, o foco da cooperativa foi em ajudar os hospitais e Santas Casas com equipamentos e EPIs. As ações não pararam e todos os pedidos e solicitações são analisados e atendidos, dentro do possível, pela diretoria.
Saiba mais sobre a Fundação Abrinq e o selo Empresa Amiga da Criança
A Fundação Abrinq, fundada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.
Já o Programa Empresa Amiga da Criança (PEAC) foi criado em 1995 com o objetivo de engajar e reconhecer o setor empresarial para prevenção e combate à exploração da mão de obra infantil, bem como o estímulo ao investimento social privado.
O PEAC possibilita a participação de cooperativas e empresas de todos os portes, atividades e regiões do país que tenham realizado ações sociais em benefício de crianças e adolescentes. Ao aderirem ao programa, as empresas estão engajadas com o compromisso de não explorar o trabalho infantil e não permitir esse tipo de atividade em sua cadeia produtiva, realizar ações sociais em benefício de crianças e adolescentes, promover a formação profissional por meio da Lei de Aprendizagem e o acesso ao emprego protegido para adolescentes.
As empresas se credenciam ao PEAC de forma voluntária e assinam um Termo de Compromisso em que constam as diretrizes do programa.
Para que as empresas possam atuar em regularidade com a legislação e trabalhar em suas cadeias produtivas no sentido de prevenir, combater e acelerar a erradicação do trabalho infantil no país, o programa recomenda a realização de algumas ações como:
- inserção de cláusula contratual junto aos seus fornecedores, coibindo a mão de obra infantil;
- realização de ações junto aos seus clientes, funcionários e comunidade, visando à prevenção e o combate do trabalho infantil,
- contratação de aprendizes como forma de preparação para o mercado de trabalho e inserção protegida do jovem a este mercado.
Além do uso da cláusula contratual, outra maneira de combater o trabalho infantil é por meio da realização de campanhas de conscientização junto aos seus clientes, funcionários, fornecedores e à comunidade em seu entorno. A Fundação Abrinq estimula e disponibiliza materiais informativos que auxiliam em campanhas como a do dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, dia 12 de junho - Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, e outras.
As empresas que assumem os compromissos do Programa Empresa Amiga da Criança recebem um selo, reconhecimento da Fundação Abrinq para empresas comprometidas com a causa da infância e adolescência, que:
- agrega valor à imagem da empresa;
- reconhece e dá visibilidade às ações positivas do setor privado em benefício de crianças e adolescentes;
- é um instrumento de comunicação visual com o consumidor consciente, que identifica o engajamento social da empresa,
- pode ser utilizado em todos os materiais de comunicação da empresa como site, papelaria, embalagens, notas fiscais, adesivos, luminosos, sacolas, banners, uniformes, etc.