
Para capacitar os usuários chave do projeto de implantação do novo sistema que passará a gerenciar as informações da Copercana - o SAP S/4HANA, foram realizados alguns treinamentos iniciais. A princípio, a estrutura havia sido programada para que os treinamentos acontecessem de forma presencial, todavia, devido à pandemia da Covid-19, passaram a ocorrer de forma remota.
A equipe designada pela cooperativa foi dividida em turmas que puderam vivenciar como o SAP entrega as melhores práticas do mercado. Para isso, foram apresentados conceitos de navegação básica, estrutura organizacional e os principais módulos do ERP (Enterprise Resource Planning), mais conhecido como o software, que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Os principais processos de vendas e distribuição, gestão de materiais e estoque, gestão de manutenções, planejamento da produção, gestão da qualidade, contabilidade financeira e controladoria foram apresentados às turmas.
Os treinamentos foram divididos em duas etapas, sendo a primeira dedicada à parte teórica com demonstrações dos conceitos de cadastros de dados mestres, principais transações e relatórios.
Na segunda etapa, os usuários realizaram atividades práticas em um ambiente de treinamento disponibilizado pela CAST (consultoria de implantação). Após o término de cada turma, os usuários responderam pesquisas para medir a satisfação de cada um em relação à estrutura da sala, conteúdo abordado, explicação do consultor, metodologia, tempo de treinamento, nível de dedicação e aproveitamento.
A pesquisa também oferecia um campo aberto para comentários e sugestões. Os resultados serão utilizados pela equipe de gestão do projeto para realizar ajustes nos próximos eventos com a equipe de usuários Copercana.