Notícias

07 de Agosto de 2023

A diferença é o que temos em comum

A diferença é o que temos em comum

O que se espera de uma cooperativa? A resposta é simples, a união de pessoas com um objetivo em comum, que no caso da Copercana é o de produzir cada vez mais cana.

Lógico que essa união tem como protagonistas os cooperados, porém há muitos mais personagens (fornecedores e colaboradores da cooperativa e dos produtores rurais) que precisam estar em sintonia para que a tecnologia seja fabricada, transportada, armazenada e aplicada de maneira correta na lavoura.

Ou seja, se algum desses planetas se desalinhar começam a surgir problemas para essa sequência completar o seu caminho, lembrando que não é uma questão de querer ou de ter disposição ou interesse, cada elo é influenciado por milhares de variáveis e a maior força para não deixar a coisa desandar é o cooperativismo, assim o raciocínio é o de que a única vontade que todos precisam ter, desde o funcionário da indústria até operador do pulverizador é o de querer cooperar.

Quando se diz que o Agronegócios Copercana é a representação dos 60 anos da cooperativa em 4, 5 ou 15 dias, é uma forma figurada de expressar a força de seu cabo de aço que mantém os planetas do sistema de fornecimento de tecnologia canavieira alinhados, crescendo sua força de resistência a partir do aumento das demandas que seus cooperados passam a ter na medida que evoluem nas suas atividades.

Em 2023 a sintonia foi perfeita pois a indústria fornecedora de insumos executou de maneira brilhante sua missão de levar as tecnologias mais demandadas com preços diferenciados; a cooperativa soube ler perfeitamente as necessidades e viabilizar os melhores formatos de negociação e os produtores cooperados acreditaram no trabalho sério e investiram nas suas lavouras.

Resultado: Mais uma vez o Agronegócios Copercana foi diferente perante a característica comum de todos os que o habitam, a vontade de cooperar traduzida na distribuição de ferramentas que refletirão na evolução de milhões de hectares.

O plantio da feira

Semeado em hotel, restaurante, pesqueiro, área de lazer, varandas de fazenda, nas filiais, em toda área de abrangência da Copercana, como uma lavoura, o 19º Agronegócios Copercana teve sua brotação ao longo do mês de maio e primeira quinzena de junho através de encontros pré-feira com os cooperados e reuniões do corpo técnico da cooperativa com os principais parceiros fornecedores de insumos.

Foram milhões de palavras ditas por representantes das principais marcas de defensivos e nutrição, colaboradores da Copercana e produtores cooperados em palestras e conversas sobre diversos assuntos que envolve a atividade rural, mas principalmente dúvidas, indicações e análises sobre as principais ferramentas disponíveis no mercado.

Foi impossível a cobertura de todos os eventos devido a grande quantidade, o que já foi um indício do empenho de todos para a feira ser um sucesso, afinal de contas tanto os profissionais da organização como o público fizeram um esforço deixando seus lares e até mesmo cidades, para passar a noite falando sobre trabalho, inclusive nas vésperas de finais de semana e feriado.

Assim se estabeleceu a lavoura, que em seguida passou por seu período de desenvolvimento ao longo dos dias de evento virtual, para ter uma maravilhosa colheita nos últimos cinco dias do mês de junho. Confira algumas fotos!


LIVES: Mais um sucesso virtual, com a disponibilização de muito conhecimento real

Desde 2020 foram 70 episódios, mais de 100 horas de conteúdo e mais de 38 mil visualizações. Estes são os números da lives do Agronegócios Copercana, que completou em 2023 sua quarta temporada, o que já faz delas um dos maiores centros de informações técnicas e conjunturais envolvendo a cana-de-açúcar pós o alastramento do Coronavírus (para ter acesso basta ir na página da Copercana no YouTube).

Em 2023 a exelência já tradicional se manteve com o acréscimo de muito mais qualidade na transmissão com os eventos acontecendo entre os dias 15 e 23 de junho tendo um total de 13 episódios com a participação de 36 formadores de opinião.

A diretoria da Copercana agradece a Sicoob Cocred por mais um ano ter cedido as dependências de seu auditório 106 para a montagem do estúdio e também aos patrocinadores (Adama, BASF, Bayer, Corteva, FMC, Ihara, Ourofino, Sumitomo, Syngenta e UPL) pela cooperação na concretização de mais um objetivo no sentido de levar conhecimento ao produtor de cana, afinal de contas esta é a maior missão da Copercana ao longo dos seus 60 anos.

Confira um guia especial com os principais destaques de cada episódio e também os QR Codes para assisti-los na íntegra.

 

Play no 19º Agronegócios Copercana


Ao rever depois que tudo passou, a live de abertura do 19º Agronegócios Copercana pode se resumir em uma palavra: “Otimismo”, sentimento esse confirmado ao final do evento.

Realizada na tarde do dia 15 de junho, o presidente do Conselho de Administração da Copercana, Antonio Eduardo Tonielo, falou sobre o excelente momento da cultura canavieira onde houve uma junção de custo baixo, preço da cana alto e clima favorável e lembrou da tradição do evento em promover os melhores preços de insumos do ano conforme as variações de mercado.

Na mesma linha, o superintendente comercial de insumos, Frederico Dalmaso, destacou a proximidade que a cooperativa tem com a indústria de insumos no sentido de trabalhar juntos para conseguir gerar oportunidades diferenciadas.

E isso não seria possível sem a solidez e sustentabilidade que são o norte da administração da cooperativa, visão expressada pelo diretor-presidente executivo, Francisco Cesar Urenha: “Eu acho que o nosso cooperado deve acreditar na Copercana, estamos trabalhando para a cooperativa se manter no caminho certo, e isso está acontecendo, tendo em vista os resultados e investimentos dos últimos anos”.

A geração de conhecimento através da programação de lives (no modo virtual) e palestras (junto com o evento físico) foi o destaque do diretor financeiro administrativo, Giovanni Bartoletti Rossanez.

Duas conquistas do dia foram citadas pelo diretor comercial agrícola, Augusto Cesar Strini Paixão, que noticiou em primeira mão a conquista da certificação para exportação do Complexo Industrial de Beneficiamento de Amendoim; enquanto que Marcio Meloni, diretor comercial varejo, falou sobre o prêmio recebido do Sind TRR pela Copercana Distribuidora de Combustíveis como a melhor do sudeste brasileiro.

O superintendente comercial de varejo, Ricardo Meloni, falou sobre as condições especiais que a Copercana Solar trabalhou ao longo da feira enquanto que o diretor executivo da área comercial da Sicoob Cocred, Gabriel Pascon, enalteceu o orgulho que a cooperativa de crédito tem de ter nascido dentro da Copercana e a sua referência no mercado.

O diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, fez um balanço da situação atual e perspectivas para os mercados de etanol e açúcar, reforçando a expectativa positiva principalmente quanto aos preços internacionais do adoçante que devem se manter firmes em 2024.

Já o consultor agro do Banco Itaú BBA, Cesar de Castro Alves, explicou como anda a temporada de soja nos EUA e ressaltou o seu desempenho como o principal balizador do preço para os próximos meses. Ele também enfatizou que embora os preços estejam baixos, a queda nos custos faz com que a relação de troca esteja vantajosa.