Notícias
06 de Março de 2023
Ações que enraízam, geram frutos e transformam a sociedade
MaEm 2022 trouxemos uma reportagem especial falando sobre as lições de sustentabilidade propagadas pela Copercana através do Espetáculo "A árvore da Vida". Na oportunidade, foram apresentadas ações que aconteceram nas cidades de Sertãozinho, Serrana, Pontal, Pitangueiras e Cravinhos, tanto encenações da companhia Sia Santa, como pela capacitação dada pelo diretor artístico Jorge Fantini e pela mestra, doutora e docente do curso de Fonoaudióloga da Faculdade de Medicina USP/Ribeirão Preto, Aline Epiphanio Wolf. As sementes plantadas, através de cada ideia, dica ou ensinamento de cada uma das ações, germinou, atingindo de maneira assertiva as crianças desses docentes que agora passam a ser os verdadeiros canteiros do conhecimento sustentável.
A professora Rosana Temponi, da Escola Maurílio Biagi, da cidade de Pontal, fez questão de falar sobre a experiência adquirida através do projeto patrocinado pela Copercana e Sicoob Cocred. Ela foi uma das professoras que enviou para equipe de comunicação da Copercana fotos e vídeos das crianças realizando alguma atividade relacionada à temática. "A oficina do Sia Santa muito agregou ao meu currículo. Levei esse conhecimento para os meus alunos e foi uma experiência prazerosa ver os olhinhos e as carinhas deles ao conhecer um pouco mais de algo que, para alguns, era desconhecido, como a questão da poluição", destaca e completa: "As crianças têm uma visão de mundo perfeito, pois pra elas tudo é brincadeira, tudo é diversão e sabemos que não é bem assim. Muita gente destrói, maltrata e não tem cuidado. É desperdício atrás de desperdício e isso acaba prejudicando o nosso meio ambiente. Então, ver a carinha de curiosidade delas é o mais importante para nós, que somos profissionais da área".
"Sempre que falamos em sustentabilidade e meio ambiente, é conveniente inspirarmos as crianças no cuidado com a natureza, com a fauna e flora, porque as gerações futuras dependem de um bom zelo com o hoje", destaca e frisa: "temos que colocar na cabeça das nossas crianças que elas são o futuro e consequentemente as pessoas que cuidarão da nossa natureza. Devemos mentalizar isso nos apoiando nas boas iniciativas de vida e conscientizando cada uma delas para ter cuidado com o meio ambiente e com a sociedade em que estão inseridas”.
Em Cravinhos, na EMEB Abdul Massy Rahme, a professora Ana Paula de Souza Zafalão também colocou em prática as orientações recebidas na oficina. Ela elaborou uma aula para os alunos, explicou os benefícios do ecossistema culminando na parte prática do processo: o plantio da muda. “Levei para os meus alunos e colocamos a mão na massa. As crianças plantaram a árvore. Pude explicar para elas os benefícios do ecossistema da nossa natureza. Foi muito válido”, explica e acrescenta: “gostaria de deixar o meu agradecimento para o pessoal da Copercana que fez a oficina literária aqui conosco, em Cravinhos. Foi muito gratificante. A oficina foi bem legal e nos ajudou a colocar em prática as técnicas que aprendi”.
Mais informações acesse o link da Revista Canavieiros, CLICANDO AQUI.