Notícias

29 de Dezembro de 2022

Aprendendo e propagando a preservação ambiental

Aprendendo e propagando a preservação ambiental

Sempre preocupada em manter firmes os princípios e valores do cooperativismo, a Copercana realizou durante os meses de outubro e novembro, nas cidades de Sertãozinho, Serrana, Pontal, Pitangueiras e Cravinhos, o espetáculo "Árvore da Vida - Vitória da Natureza". A encenação, que leva uma mensagem forte e direta de conscientização ambiental, foi dirigida pela companhia de teatro Sia Santa e teve o patrocínio da Copercana e Sicoob Cocred. O projeto Árvore da Vida foi realizado em duas frentes: um teatro focado diretamente para os alunos da rede municipal de ensino dessas cidades e uma oficina exclusiva para os professores, a qual teve o apoio das Secretarias de Educação. As sessões, que foram 15 no total, impactaram mais de 5 mil alunos desse quinteto de cidades. Durante as apresentações teatrais, o diretor-presidente executivo da Copercana, Francisco César Urenha, destacou a importância do projeto Árvore da Vida que tem o apoio de toda a diretoria da cooperativa. Além de cumprir o sétimo princípio do cooperativismo, que é o "interesse pela comunidade", as ações promovidas através do projeto também atenderam aos requisitos do ESG, ou seja, os fatores sociais, ambientais e de governança.

Um resumo da história

No espetáculo "Árvore da Vida - Vitória da Natureza", a vespa Sansa, o besouro Tropo e a joaninha Mili são os insetos campeões do torneio da árvore-da-vida. Com o passar dos dias, o trio percebe que o ambiente ao seu redor está mudando, lixo está se acumulando, resultando no adoecimento da árvore-da-vida, que vê suas folhas murchando e caindo.

Sem saber do que se trata, os vencedores contam com a  ajuda de outro pequeno inseto chamado Naní, que também tem o desejo de ser um dos campeões do torneio, mas que por não ver em si grandes aptidões físicas, pensa que nunca chegará a tal feito.

Naní é um inseto astuto, que ama a leitura e o conhecimento. Analisando a situação, ele procura respostas em um livro chamado "Vida Sustentável", mas se depara com a falta das três últimas páginas.

Em busca de respostas, eles partem em uma jornada para encontrar os fragmentos e descobrem que elas estão em poder dos campeões do torneio da árvore-da-vida do passado: o louva-a-deus ‘Kadê’, a centopeia ‘Enciclopeia’ e a  terrível aranha ‘Arak’.

Após muitos desafios, os heróis conseguem juntar as três páginas e descobrem a lição da sustentabilidade que deve ser aprendida e propagada por todos.

Depoimentos

“Toda a forma de aprendizado é bem-vinda e apresentar o meio ambiente, falar de uma proposta tão legal como é esse tema, de maneira lúdica e até musical, foi fantástico. Tenho certeza que dessa forma o objetivo de levar essa informação foi atingido, porque as crianças gostaram e foi nítido isso" - Maria Ferreira, secretária de Educação de Serrana.

"Foi uma oportunidade para as crianças entenderem a importância da conservação, preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Por mais que trabalhemos isso no dia a dia, o assunto proposto através do teatro consegue levar essa mensagem às crianças de uma forma diferente, que 'pega' e faz com que elas entendam sua importância. Então, estão de parabéns", pontuou Simone Maia da Silveira, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dilce Gonçalves Netto França.

"Achei lindo. As crianças adoraram e a mensagem vai fazer diferença com toda a certeza nas nossas atividades" - Luciana Pires, professora do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dalzira Barros Martins.

"A educação com a arte é uma combinação perfeita. Trabalhamos o cognitivo com a emoção e esse espetáculo trouxe isso. Trabalhamos nas crianças a inteligência emocional, valores e princípios. Nesse período pós-pandemia, temos esse desafio de trabalhar o ser humano, favorecer a humanização. Então, essa apresentação trouxe isso da criança compreender as emoções e se posicionar no mundo do conhecimento e ficamos gratos pela oportunidade" - Juliana Barbosa, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvia Helena São Julião.

Apresentações

Sertãozinho

Serrana

Pontal

Pitangueiras

Cravinhos

Oficinas

Paralelamente a isso, a Copercana, por meio da Copercana Sustentável/ESG, destinou diversas mudas de espécies nativas e um kit de jardinagem sustentável para cerca de 150 professores da rede municipal, que participaram das oficinas de Teatro e Voz, também realizadas nas cinco cidades.
A capacitação foi do diretor artístico Jorge Fantini e da mestra, doutora e docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina USP/Ribeirão Preto, Aline Epiphanio Wolf. Nesse encontro, os professores tiveram noções de técnicas vocais que servirão de auxílio em suas atividades diárias em sala de aula, além de uma capacitação sobre o processo criativo teatral. "O professor, em alguns casos, não tem nenhum preparo a respeito da qualidade e preparo vocal. Então, aproveitamos a oficina de teatro para falar a respeito da voz, que é uma ferramenta de trabalho do professor e o ensinamos a utilizar de uma forma adequada para proporcionar um trabalho com melhor qualidade", destaca Aline Wolf.

Oficina em Pitangueiras

Oficina em Pontal


Oficina em Cravinhos

Oficina em Serrana

Oficina em Sertãozinho

Depoimentos

"Para nós, enquanto educação, o projeto é muito bom, porque fala do meio ambiente e da sustentabilidade. Trazer essa temática para o nosso meio e formar pessoas conscientes é muito importante" - Vanderly Aparecida Mastrogiácomo Muniz, secretária de Educação de Pitangueiras.

“Falar de meio ambiente para nossos pequenos é realmente plantar a semente, e o projeto a Árvore da Vida me deixou encantada. Tudo o que desperta o interesse deles é levado para o resto da vida. Assim, o aprendizado será transportado para casa atingindo os familiares” - Márcia Fernandes Donato, secretária de Educação e Cultura de Cravinhos.