Notícias

06 de Março de 2023

Colaboradores da Copercana recebem treinamento em exposição e reposição de mercadorias e testam, na prática

Colaboradores da Copercana recebem treinamento em exposição e reposição de mercadorias e testam, na prática

No dia 1.º de março, colaboradores que trabalham como repositores de mercadorias nos supermercados da Copercana participaram de um curso de Exposição e Reposição de Mercadorias, realizado em parceria com a SESCOOP/SP. O treinamento aconteceu no Auditório "Fernandes dos Reis" e foi ministrado pelo instrutor José Olavo de Brito Jr.

O objetivo foi apresentar aos profissionais a importância da reposição e arrumação das mercadorias, destacando seu impacto nos resultados do negócio. Além disso, o curso conscientizou a prevenção de perdas de produtos na reposição ou por vencimento e buscou incentivar um olhar diferenciado com mais atenção nos processos de reposição.

As técnicas apresentadas vão auxiliar os colaboradores no desempenho de suas funções e, consequentemente, nas vendas, pois a exposição de mercadorias é uma parte fundamental do comércio. Brito Jr. explicou que é necessário ter uma razão e uma lógica para facilitar o consumidor a encontrar o produto, e que um bom layout atrai o cliente para a compra por impulso. Outra questão ressaltada pelo instrutor é que a organização dos produtos requer inteligência, estratégia e deve estar de acordo com o público alvo.

Para fixar as informações, durante o encontro foi realizado um treinamento prático. Nele, os colaboradores foram até o supermercado Copercana Loja 1 e, andando pelos corredores, avaliaram, tiraram fotos das gôndolas e colocaram em prática as dicas recebidas pelo orientador.

Este tipo de avaliação, segundo Brito Jr., é uma oportunidade para que os colaboradores desenvolvam a visão crítica e sugiram soluções para a reposição e arrumação correta dos produtos nas prateleiras. Ele afirmou que desta forma é possível entender que ‘a gôndola não é elástica’ e é necessário ter prioridade de itens, além de considerar as negociações comerciais e o número de frentes a serem colocadas.

Ainda segundo José Olavo de Brito Jr., a precificação e o posicionamento dos produtos na altura dos olhos ainda são regras importantes para o comércio, pois chamam a atenção do cliente. Ele destacou que as crianças também são importantes, pois ajudam a elevar o ticket médio das compras. "Quando todas as técnicas estão bem amarradas, isso traz rentabilidade, resultado e, principalmente, uma experiência bacana para o cliente", finalizou Brito Jr.