Notícias

26 de Setembro de 2023

Colaboradores do setor administrativo da Unidade de Grãos 3 de Cruz das Posses recebem o Ecokit

Colaboradores do setor administrativo da Unidade de Grãos 3 de Cruz das Posses recebem o Ecokit

Visando ao bem-estar dos colaboradores e à sustentabilidade, a Copercana Sustentável ESG e a BioCoop vem promovendo na matriz e filiais o Programa “Copo Zero”.

Através dessa ação os colaboradores receberam para o uso interno um kit contendo: um squeeze de alumínio (600 ml), uma caneca de inox (180 ml), uma caixinha de acrílico para separação correta de grampos, dois adesivos para adequação da lixeira de reciclável e uma cartilha orientativa.

O objetivo do projeto é acabar com o uso dos copos descartáveis, substituindo por opções mais sustentáveis.

No primeiro ano de implementação na matriz houve uma redução de 180 mil copos plásticos. Na Unidade de Grãos 1 de Sertãozinho, em seis meses de implementação foi possível reduzir o consumo de 95 mil copos. Além de gerar uma economia financeira para a cooperativa essa conscientização contribui principalmente com o meio ambiente.

Na manhã de sexta-feira (22) de setembro, os colaboradores do setor administrativo da Unidade de Grãos 3 de Cruz das Posses receberam o Ecokit. 

De acordo com o auxiliar de sustentabilidade da Copercana Sustentável/ESG, João Vitor Marinho, a intenção não é apenas dar a garrafa, mas promover mudanças nos hábitos diários. “Cuidar do meio ambiente não significa apenas cuidar de plantas e árvores, mas do meio em que vivemos”.

Para a encarregada da BioCoop, Andréia Sapiensa, esse é um programa que depende da conscientização de todos. “A tendência é diminuir o uso desse material que leva um tempo enorme para decomposição 400 anos, mas precisamos ter mais consciência e pensar que a vida útil dos copos descartáveis é tão pequena que não compensa o mal que faz ao meio ambiente”.

“Esse projeto é muito importante porque hoje se fala muito em questões ambientais e estamos vivenciando dias muito quentes e isso é reflexo do impacto ao meio ambiente. As temperaturas têm subido muito e aí entra uma questão de conscientização sobre o que estamos fazendo e o quanto estamos contribuindo com o meio ambiente e com o planeta. Aqui no departamento temos grande preocupação com as questões ambientais e procuramos fazer a nossa parte”, disse a coordenadora de comércio exterior da Unidade de Grãos 3 em Cruz das Posses, Karen Daiane dos Santos Nunes Oliveira.