Notícias
11 de Julho de 2023
Copercana Distribuidora de Combustíveis é eleita a melhor da Região Sudeste
A Copercana Distribuidora de Combustíveis recebeu no mês de junho o prêmio de melhor distribuidora para TRRs (Transportador Revendedor Retalhista, que dentre as diversas funções entrega combustível nas propriedades rurais) da Região Sudeste do Brasil.
A premiação foi o resultado de uma pesquisa realizada há mais de trinta anos pelo Sind TRR (Sindicato Nacional do Comércio TRR de Combustíveis) com o seu corpo de associados que avalia o desempenho das distribuidoras em âmbito nacional e regional.
Mediante a participação de mais de 90 empresas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a Copercana Distribuidora de Combustíveis obteve a melhor nota (8,31), referente a um questionário com mais de 80 perguntas separadas em cinco quesitos: política comercial, atendimento comercial, atividade operacional nas bases, comunicação e atendimento administrativo.
Dentre os itens avaliados, a nota referente à atividade operacional nas bases foi a segundo melhor do Brasil, reconhecimento mediante diversas ações, como destacou o gerente comercial, Wladmir Donizette Prearo: “A base passou por um importante processo de ampliação e investimento em tecnologia, o que nos fez evoluir na qualidade de carregamento, o que com certeza foi importante para termos um resultado tão expressivo na pesquisa. Porém, há uma iniciativa da Copercana que precisa ser ressaltada, que é o processo contínuo em melhoria do bem-estar dos motoristas enquanto eles estiverem na nossa base, isso porque acreditamos que todos os envolvidos no processo precisam ser valorizados, pois assim os vínculos no relacionamento comercial são reforçados. Não se trata apenas de fazer o preço mais baixo e encher um tanque de qualquer maneira sem pensar em tudo e todos os envolvidos”.
Impressão confirmada pelo diretor do Sind TRR (responsável pela entrega do prêmio) e empresário da Unipetro (TRR com ampla atuação nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná), Eduardo Ariza: “Fiquei feliz quando vi que a Copercana havia vencido, porque é uma distribuidora que toda minha equipe gosta de se relacionar”.
Também representando o sindicado, o assessor jurídico Dr. Marcel Maciel aproveitou o gancho na conversa sobre a preocupação no relacionamento para enfatizar a importância das distribuidoras independentes para os TRRs.
“Ano passado, os TRRs transportaram cerca de 10 bilhões de litros e as distribuidoras regionais representaram algo em torno de metade desse volume. Um avanço expressivo se considerar que em 2015 elas respondiam por apenas 3% e a premiação da Copercana é um exemplo da grande contribuição delas no sentido de agregar valor ao serviço de distribuição que elas trouxeram para a cadeia”, disse Maciel.
Coragem para empreender
O diretor comercial varejo da Copercana enfatizou a qualidade das pessoas e a coragem para empreender como pontos fundamentais na evolução do negócio de distribuição de combustível dentro da cooperativa.
“Eu como gestor sempre acredito que para um negócio prosperar é fundamental ter pessoas competentes, e aqui na distribuidora conseguimos crescer pelo time que foi formado, o qual além de executar seu trabalho da maneira correta, possui a virtude de não ter medo de enfrentar novos desafios, não se intimidar em fazer negócios”, disse Meloni.
Fechando o círculo virtuoso, Prearo concluiu a conversa, que também contou com a participação do presidente do Conselho de Administração da Copercana, Antonio Eduardo Tonielo; o diretor-presidente executivo da Copercana, Francisco Cesar Urenha; colaboradores envolvidos com o setor de combustíveis, inclusive o time da Distribuidora, da Copercana (setores do varejo e administrativo), clientes e profissionais da base, com seu ponto de vista a respeito do negócio.
“Sempre existiu um projeto com metas para chegarmos onde estamos, o qual eu tive todo o apoio da Copercana para poder trabalhar as melhores práticas e montar uma equipe tão boa como tenho hoje. Hoje podemos nos considerar os maiores e melhores na região de Ribeirão Preto, contudo sabemos que há ainda um longo caminho para ser trilhado”.
Os números realmente impressionam, sua evolução em cinco anos (de 2018 a 2022) é de 6,5 vezes maior na média mensal de vendas em litros, saindo de quatro milhões para 26 milhões de litros. Em 2023, no primeiro semestre a média já superou os 30 milhões de litros. Tal volume respondeu por um faturamento de R$ 1,8 bilhões no ano passado.
Lembrando que por se tratar de uma cooperativa, grande parte da movimentação financeira acaba ficando na região, se pegar o caso da relação Distribuidora, TRR e produtor rural (onde muitos são cooperados da Copercana) a distribuição de renda se torna muito mais pulverizada, é a mágica que somente o cooperativismo consegue fazer.