Notícias

30 de Outubro de 2023

Copercana e Canaoeste doam computadores para o CRAS de Sertãozinho

Copercana e Canaoeste doam computadores para o CRAS de Sertãozinho

A Copercana e a Canaoeste entregaram 15 computadores em bom estado para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Sertãozinho, com o objetivo de criar uma sala de informática no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. A doação faz parte da responsabilidade social das entidades, que buscam contribuir para o desenvolvimento da comunidade local.

O prefeito municipal de Sertãozinho, Wilson Fernandes Pires Filho, e a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Simone Pires, receberam os itens na última quarta-feira, dia 25. Pela Copercana, estiveram representando a cooperativa Ermínia Fátima Rossanez e Dora Rossanese; representando a Copercana Sustentável, João Vitor Marinho e a encarregada da BioCoop, Andréia Sapiensa.

A ideia é que seja criado um espaço para o acesso à tecnologia e a capacitação dos usuários do CRAS, local que oferece serviços e programas sociais para famílias em situação de vulnerabilidade. O prefeito de Sertãozinho elogiou a iniciativa e destacou a importância da parceria entre o setor privado e o poder público para melhorar a qualidade de vida e a inclusão digital dos cidadãos sertanezinos.

Segundo Andréia Sapiensa, a iniciativa de doar computadores a instituições de caridade surgiu após outro projeto de iniciativa própria da cooperativa ter dado certo. De maneira interna, a Copercana resolveu doar computadores completos que não seriam mais usados pela cooperativa para os colaboradores que realmente tivessem a necessidade de tê-los. Através de uma avaliação do Departamento Social, os interessados passaram por uma triagem e receberam um kit contendo um computador formatado com o sistema operacional Windows 10 e BrOffice e acompanhados de monitor, teclado, mouse e cabos de vídeo e energia.

Com grande parte dos colaboradores já atendidos, decidiu-se dar um destino para as máquinas remanescentes. Foi nesse momento que surgiu a ideia de colaborar com o CRAS. Andréia também ressaltou a importância de reutilizar as máquinas, enfatizando o aspecto ambiental: “Se descartássemos as máquinas de forma inadequada, pensando na questão da poluição, teríamos um resíduo eletrônico.” Ela finalizou sua explicação com uma declaração de propósito: “Essa é a nossa intenção, cujo propósito é ajudar quem precisa.” A doação dos computadores pela Copercana foi autorizada pelo diretor-presidente da cooperativa, Francisco César Urenha.