Notícias

04 de Maio de 2023

Copercana lança o Projeto CoperSAP - Cultivando a mudança

Copercana lança o Projeto CoperSAP - Cultivando a mudança

O lançamento do projeto CoperSAP - Cultivando a mudança aconteceu no dia 25 de abril, no auditório da Canaoeste, e contou com a presença dos diretores da Copercana, gerentes de várias áreas da cooperativa, representante do SAP, consultores e agentes de transformação.

Sobre o nome escolhido: a palavra "Coper" faz referência à cooperativa Copercana, enquanto "SAP" é o acrônimo do sistema que será utilizado. Juntos, transmitem a ideia de que a implementação do sistema SAP será uma parte importante da estratégia da Copercana para se modernizar e se manter competitiva no mercado.

“Estamos dando um passo para o futuro e muito confiantes com a implementação desse projeto. Daqui para frente contamos com o empenho de todos os envolvidos e peço clareza, honestidade e simplicidade. Essa é uma mudança, vamos sair da zona de conforto, mas é um passo que tem que ser dado, já foi dado. Precisamos fazer acontecer e só depende de nós e vamos mudar. A diretoria estará à disposição de todos e gostaria que vocês fossem os mais claros possível, os mais assertivos possível”, disse o diretor- presidente executivo da Copercana, Francisco César Urenha.

Durante a reunião de Kick Off  foram apresentados à equipe e responsabilidades, o cronograma e várias informações, além de esclarecer alguns questionamentos/dúvidas por parte dos agentes de transformação,  explicações sobre o SAP e o Customer Office, que é um departamento da SAP dedicado no acompanhamento de projetos importantes, para que seja assegurado de que a metodologia será seguida, as chamadas boas práticas de implantação da solução estejam sendo também adotadas e que toda liderança necessária também esteja participando e sendo colocada no projeto.

“Sem dúvida um projeto de implantação de SAP não é um projeto simples. Vamos precisar contar com o apoio de cada um dos envolvidos. Como Customer Office, estaremos à disposição de todos para orientá-los e conversarmos a respeito de cada um dos momentos do projeto. A partir de agora vamos ter uma série de seções periódicas recorrentes ao longo de todo o projeto, são seções que compõem o programa chamado Pro Active Customer Care - Programa Pró-Ativo de Acompanhamento do Cliente, que visa mitigar riscos ao projeto e que precisa de algumas informações para seguirmos cada etapa da metodologia com êxito”, disse Jorge Marins, responsável pela oficina de clientes da SAP no Brasil.

Marins também destacou o apoio da diretoria no projeto. “Acho fundamental o apoio que esse projeto está recebendo da alta gestão da Copercana. Uma implementação de um projeto dessa natureza exige muita mudança e um comprometimento muito grande das áreas de negócio e esse comprometimento quando tem o apoio fica muito mais fácil, eles se sentem muito mais motivados”. 

De acordo com o gerente de projetos da Nexta, Ricardo Tassini, este está sendo o pontapé inicial do projeto junto aos agentes de transformação. “A partir de agora todos terão a mesma informação e estarão engajados para que entreguem em abril do ano que vem a primeira onda e a segunda onda em outubro de 2024. A expectativa é de que todos estejam de corpo, alma e coração abertos porque não será um projeto fácil, será árduo, pois sua complexidade é muito grande, mas com engajamento e comprometimento de todos, com certeza atingiremos o sucesso”, destacou Tassini. 

Gestão de mudança

A gestão de mudanças num projeto de SAP vem olhar não só a visão de sistema, mas a organização, e uma organização é feita de pessoas. Segundo a gerente de gestão de mudança organizacional, Kelly Silva, as mudanças ocorrem dia a dia e algumas são confortáveis porque queremos muito, outras são mudanças incomodam porque nos tiram da zona de conforto. 

“Estamos implantando o SAP como um projeto de transformação digital e adotando gestão de mudança. Nossa prioridade é garantir o máximo de adoção e adaptação”, afirmou Kelly. 

O gerente de controladoria da Copercana, Marcos Molezin, por sua vez confirmou palavras ditas durante o lançamento e agradeceu a todos os envolvidos. “Que possamos estar firmes neste propósito. Isso é muito importante para a empresa e para os colaboradores e vamos estar sempre à disposição de vocês. Nos cercamos de todos os cuidados possíveis para não cometermos erros e estou muito confiante, e espero que em abril de 2024 possamos comemorar a emissão da primeira nota da área agrícola e em outubro de 2024 a primeira nota do varejo, sem problemas”, disse Molezin.