Notícias

05 de Fevereiro de 2024

Dia de Campo apresenta novidades em cultivares na Fazenda Santa Rita, em Terra Roxa

Dia de Campo apresenta novidades em cultivares na Fazenda Santa Rita, em Terra Roxa

A Copercana promoveu na quinta-feira, 1 de fevereiro, a segunda edição do Dia de Campo do amendoim e soja, na Fazenda Santa Rita, em Terra Roxa. O evento contou com a organização da equipe técnica da Unidade de Grãos da cooperativa.

Cooperados, agrônomos, produtores rurais, pesquisadores e representantes da indústria de sementes receberam informações de especialistas sobre o potencial produtivo do amendoim e da soja, demonstração das características e as perspectivas do desenvolvimento de novas cultivares para a próxima safra.

Durante o encontro, os visitantes participaram de um tour técnico por estações e puderam esclarecer dúvidas com pesquisadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e do IAC (Instituto Agronômico de Campinas). Uma boa oportunidade para conhecer materiais que são desenvolvidos em pesquisa. “A Embrapa, desde 2017, registra cultivares de amendoim alto oleico no intuito de oferecer opções para os produtores utilizarem em suas lavouras”, comenta a dra. Taís Suassuna, pesquisadora do Projeto de Melhoramento do Amendoim da Embrapa. 

Para o pesquisador científico do IAC, Marcos Michelotto, o Dia de Campo foi essencial por ser uma forma de difusão das tecnologias desenvolvidas dentro do programa de melhoramento genético. “Tivemos a oportunidade de explicar as características, diferenças, questão de ciclo, adaptação, potencial produtivo de seis cultivares que estão no portfólio do Instituto”.

Já o coordenador técnico da Unidade de Grãos 1 e responsável pelo Projeto Amendoim Copercana, Edgard Matrângolo Júnior, lembra que a cooperativa distribuiu sementes de amendoim para que os produtores promovam o plantio em suas lavouras. “Desenvolvemos essa parceria para testar as cultivares da Embrapa e do IAC e ver se adequam com a produtividade, manejo de doenças, pragas e exigência de solo”.

Parcerias produtivas

A Lagoa Bonita Sementes também compartilhou da troca de experiências com tecnologias para a cultura do amendoim, da soja e também da cana-de-açúcar. “Falamos sobre as novas biotecnologias e cultivares que se adaptam e têm boa performance na região”, destaca o coordenador comercial Pedro Gambi.

Já a Pioneer Sementes mostrou inovações perante as dificuldades do agricultor, principalmente em manejo de plantas daninhas. “Foi uma boa oportunidade para indicar tecnologias da Corteva Agriscience e cultivares da Conkesta Enlist®, tanto para proteção contra lagartas como manejos de 2,4-D na cultura da soja. O objetivo é facilitar a vida do produtor”, afirma Rodrigo Prieto de Matos, representante comercial.

O produtor de soja, Rodrigo Deliberto, da cidade de Dumont, lembra que a Copercana valoriza os profissionais apresentando as novas tecnologias em eventos como o Dia de Campo. “Além disso, a cooperativa apoia e dá suporte aos cooperados para que possamos produzir muito mais”, finaliza.