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06 de Junho de 2023
Equipe da Copercana imersa no início do Projeto CoperSAP
Recentemente, a Copercana iniciou os trabalhos do novo Projeto CoperSAP. Ao longo dos meses, os colaboradores da cooperativa estarão instalados nesse novo local para imergir dentro desse novo sistema que está em implantação na Copercana, a qual vai facilitará todo o gerenciamento de seus processos.
Márcio Ribeiro, coordenador do projeto CoperSAP, anunciou com entusiasmo a inauguração do novo prédio da equipe. Em seu discurso durante a cerimônia, Ribeiro expressou sua gratidão às várias equipes envolvidas e ressaltou o empenho da diretoria da Copercana. "Esse é um local que a gente está preparando há mais de um mês. Foram muitas horas de trabalho, na verdade, de várias equipes de RH, limpeza, engenharia, segurança, CFTV, informática, patrimônio, comunicação, enfim, praticamente todos que contribuíram para que hoje pudéssemos estar aqui e, consequentemente, dar sequência nos trabalhos do projeto", declarou Ribeiro.
Marcos Molezin, gerente de controladoria da Copercana, expressou sua gratidão a todos os departamentos envolvidos e destacou a importância de cada um desempenhar seu papel para que o projeto pudesse finalmente ser iniciado. "Agradeço a todos os departamentos que nos ajudaram a estar aqui. Cada um contribuiu com seu papel e, finalmente, graças a Deus, estamos começando nosso projeto", afirmou Molezin, que completou reconhecendo o apoio da diretoria e daqueles que trabalham nos bastidores na Copercana, afirmando que suas colaborações serão essenciais para alcançar um "Go Live" tranquilo e dentro dos prazos previstos.
Ricardo Tassini, gerente de projetos da Nexta, compartilhou detalhes sobre o Projeto CoperSAP e os cronogramas estabelecidos para atingir os objetivos. A iniciativa faz uso do SAP Activate, um conjunto de processos e modelos disponibilizados juntamente com uma metodologia de implementação composta por cinco fases, seguindo a abordagem "Fit to Standard" (adequação ao padrão, em português). O objetivo é alinhar os processos e fluxos de trabalho da empresa com as funcionalidades e recursos padrão do sistema, buscando alcançar a personalização mínima, conhecida como "customização zero". "As fases do projeto estão estruturadas em três pilares principais: Melhores Práticas, Configuração Guiada e Metodologia", destacou Tassini, que completou: "o pilar de Melhores Práticas oferece um conjunto de ferramentas e parâmetros que representam as práticas ideais nos processos de negócio, prontos para serem utilizados. Já a Configuração Guiada oferece ferramentas para auxiliar na implementação inicial, permitindo uma adaptação rápida e contínua mesmo após o início da operação". Ainda de acordo com o profissional, a metodologia consiste em uma abordagem constante de conteúdo, orientação e suporte, visando garantir uma implementação bem-sucedida.
Ao final do evento, Kelly Silva, gerente de gestão de mudança organizacional da Nexta, conduziu uma dinâmica envolvendo os participantes em um desafio de equilíbrio com uma caneta azul. A atividade exigiu cooperação e coordenação entre os participantes, enquanto eles tentavam manter a caneta equilibrada apenas com as pontas dos dedos, em duplas. O objetivo era testar a capacidade de trabalho em equipe, a comunicação e a habilidade de se adaptar às mudanças rápidas de instruções.