Notícias
12 de Julho de 2023
Laboratório de Solos Copercana oferece análise BioAS da Embrapa
Uma análise mais criteriosa, moderna e que auxilia o produtor a descartar hipóteses e achismos. Pode ser citada assim a nova tecnologia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que o Laboratório de Solos Copercana passa a disponibilizar para todos os clientes e cooperados.
Através da bionálise de solo BioAS, o produtor conhece as propriedades biológicas do seu solo e pode avaliar a saúde dele. A ferramenta desenvolvida pela Embrapa pode ser comparada a um "exame de sangue do solo", já que através dos seus resultados, que levam em consideração a checagem de duas enzimas (Arilsulfatase e Betaglicosidase), é possível detectar se o solo está saudável, doente, em adoecimento ou em recuperação.
Para ter acesso a essa tecnologia, os profissionais do Laboratório Solos Copercana passaram por uma capacitação da Embrapa para enfim terem o direito de fazer parte da Rede Embrapa BioAs. É somente através dessa habilitação que o laboratório pode se conectar, via internet, à plataforma web Módulo de Interpretação da Qualidade do Solo da Tecnologia BioAS, desenvolvida pela Embrapa. A plataforma MIQS realiza a interpretação dos dados de atividade enzimática e calcula os Índices de Qualidade de Solo (IQS).
Os IQS são calculados com base nas propriedades químicas e biológicas em conjunto (IQSFertbio ) e separadamente (IQSBio e IQSQuim).
A novidade entra para um rol de serviços de qualidade e excelência oferecidos pela Copercana. Antes o produtor podia saber através do laboratório sobre as propriedades químicas e físicas do seu solo e, a partir de agora, passa a contar com as características biológicas. Isso traz um diferencial, segundo os pesquisadores, já que é através da biologia que se sabe como está a saúde do solo.
"O pedido de implantação dessa tecnologia veio da nossa diretoria, que tomou ciência do trabalho realizado pela Embrapa Cerrados. Viram como uma oportunidade de complementar os serviços que oferecemos para os nossos clientes", explica a responsável química do Laboratório de Solos Copercana, Vânia Pelizer de Oliveira Junqueira, que completa "Agora fechamos o diagnóstico de uma forma completa para o agricultor que vai poder ter uma melhor escolha e tomada de decisão na parte do manejo".
Um solo saudável é um solo biologicamente ativo, produtivo, e que armazena mais água, sequestra mais carbono, emite menos gases de efeito estufa, tem maior potencial de ciclagem de nutrientes e de biorremediação de pesticidas. Por isso, poder acessar problemas assintomáticos de saúde do solo antes que esses interfiram no rendimento de suas lavouras é extremamente importante. "Essas enzimas analisadas (Arilsulfatase e Betaglicosidase) dão uma ideia da parte biológica, mostrando se o solo está num estado bom naquele momento, se está adoecendo ou se já está doente", frisa Vânia Junqueira.
Como funciona essa análise BioAs
A amostragem para a análise é extremamente simples, sendo a profundidade de coleta de 0 a 10 centímetros. O Laboratório de Solos da Copercana executa essa análise no solo do produtor e, em seguida, os dados são transferidos, via internet, para o Módulo de Interpretação da Qualidade de Solo, alocado em servidores da Embrapa, que executa a interpretação dos dados por amostra de solo com base na Tecnologia BioAS.
Em seguida, o resultado é transferido de volta para o laboratório, que gera o laudo final que será entregue ao cliente. Para a leitura dos resultados, basta o produtor seguir uma escala semafórica de cores, onde Verde é (Bom), Amarelo (Atenção) e Vermelho (Solo doente). "Quando o cliente tiver o laudo em mãos, ele vai conseguir ter uma avaliação visual pelas cores e assim saber como está o solo dele. Então, se a análise estiver toda 'verdinha', quer dizer que o solo está bom. Se estiver amarela, está precisando de algumas atitudes que exigem preocupação do cooperado e, se estiver vermelha, o solo está doente. Diante dos resultados, é importante lembrar que nossos agrônomos farão a orientação de manejo, adubação e o que for necessário para recuperar esse solo", ressalta Vânia Junqueira.
É importante destacar que os parâmetros de referência e tabelas de indicadores, envolvidos na Tecnologia BioAS são atualizados sistematicamente com base na rede de experimentos da Embrapa de calibração e desenvolvimento desta tecnologia. Dessa maneira, os clientes do Laboratório Solos Copercana sempre terão a seu dispor laudos contendo resultados com interpretação atualizada pela Embrapa, safra a safra.
O produtor, porém, deve se atentar a uma informação. Todo o projeto de análise BioAS está calibrado para áreas sob culturas anuais, como soja, milho e amendoim, no bioma Cerrado e no Paraná. Para a cana-de-açúcar, os pesquisadores trabalham em um projeto exclusivo visando ao desenvolvimento de algoritmos de interpretação específicos para áreas sob cultivo de cana-de-açúcar. Esse projeto conta com o apoio dos laboratórios da Rede Embrapa, por isso é importante que o produtor informe, na hora em que for deixar a amostra, para qual cultura será feita aquela análise. “Apesar da BioAS não estar ainda calibrada para a cultura da cana, amostras de solo de áreas de cana podem ser submetidas à plataforma MIQS. Só que a interpretação será realizada com os algoritmos desenvolvidos para culturas anuais. Embora não seja o ideal, mesmo assim o produtor pode ter uma ideia de como está a saúde do solo dele, utilizando essa informação como suporte para tomadas de decisão sobre o manejo do solo", frisa Vânia Junqueira. Ela ainda acrescenta que “Essa parceria é importante porque vamos reportar todos os resultados da forma correta, com uma metodologia específica e certificada pela Embrapa, para conseguirmos num futuro próximo fazer calibração da BioAS para áreas de cana. A ideia é que essa análise possa ser feita no Brasil inteiro em todos os biomas e culturas, por isso a participação do produtor nesse projeto é muito importante”, finaliza.