Notícias

17 de Julho de 2023

Pensar no presente e planejar o futuro

Pensar no presente e planejar o futuro

No dia 11 de julho, colaboradores de vários departamentos da Copercana de Sertãozinho e também das filiais de Cravinhos e Pitangueiras participaram de forma presencial e online da palestra sobre Educação Financeira, realizada pela Copercana em parceria com o Sescoop/SP.

O instrutor do Sescoop/SP, Rogério Bombonatti, apresentou na oportunidade instrumentos que apontaram aos participantes quais os passos que podem ser dados para organizarem a vida financeira pessoal a partir da elaboração de um orçamento, do controle dos impulsos de consumo e das noções básicas de aplicação e investimentos.

Na ocasião, Bombonatti destacou que a disciplina e comportamento financeiro são o que mais interferem no planejamento e nas organizações financeiras pessoais. “A questão da ansiedade, principalmente nos mais jovens, tem levado a um consumo compulsivo, fazendo com que gastem mais do que deveriam e é aí entra a questão da reflexão do planejamento financeiro. Mantendo as contas pessoais em dia e planejando o uso do seu dinheiro para curto, médio e longo prazo, você conquista qualidade de vida”, disse.

Segundo informações apresentadas pelo instrutor, no Brasil - de acordo com a PEIC (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) anual divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 77,9% de famílias se declararam endividadas.

Além disso, a inadimplência bateu recorde em 2022, atingindo três em cada 10 famílias. Ademais, de acordo com dados da OCDE, cerca de 45% da renda disponível brasileira está comprometida com dívidas. Renda disponível é aquela que sobra para as famílias após serem descontados os impostos. Já levando em conta o endividamento das famílias como porcentagem do PIB, o valor é de 33,7%, conforme dados do FMI.

Organizando as despesas - A necessidade de ter o controle para ajudar a entender para onde o dinheiro está indo e evitar gastos desnecessários é de suma importância. Controlar as finanças pessoais não significa apenas se livrar das dívidas e pagar o seu cartão de crédito em dia. “O objetivo é que você se torne o melhor amigo do seu dinheiro e saiba exatamente para onde ele está indo”, comentou Bombonatti, que destacou alguns APPS para controle financeiro pessoal de gastos que ajudam no planejamento e também deu dicas de aplicações e investimentos.