
Módulo MM (Compras)
Este módulo é responsável por controlar todos os processos de aquisição de produtos, mercadorias e serviços, além de gerir de forma eficiente o controle de estoque das empresas.
A sigla MM é uma abreviação em inglês de Materials Management. Sua tradução para o português é: Administração de Materiais.
Como o nome sugere, é o módulo que fará a gestão dos materiais da empresa, desde acordos com fornecedores (contratos), solicitação de compras (requisição e pedido de compra), recebimentos de mercadorias e armazenamento (estoque) até a geração dos lançamentos no financeiro (contas a pagar).
Exemplos de processos comuns deste módulo
Mestre de fornecedores - É responsável pela base de dados onde se encontram os cadastros de fornecedores. Nele temos as informações essenciais para a negociação e relacionamento com o parceiro.
Mestre de materiais - O cadastro de materiais é onde ficarão centralizados todos os dados de um produto, mercadoria ou serviço. Estes dados são ampliados para outros módulos.
Mestre de serviços - Contém informações sobre serviços externos providos por fornecedores.
Requisição de compras - Um dos documentos que iniciam os processos do Módulo SAP MM são as requisições de compras. Basicamente ela representa a solicitação de um determinado usuário (ou departamento) de um ou mais materiais.
Pedido de compras - Depois que uma requisição de compras é criada, ela é transformada em um pedido de compras, que além de ter as informações provenientes da requisição de compras, como material e quantidade, também tem seus próprios dados de controle como, por exemplo, o fornecedor que irá vender os materiais, o preço e a condição de pagamento.
Recebimento de mercadorias - Depois de tudo negociado com o fornecedor, ele irá executar os processos internos de sua empresa e enviar os produtos e mercadorias ao seu cliente. No momento em que os produtos e mercadorias são enviados, iniciamos no sistema ERP SAP o processo de recebimento de mercadorias, utilizando os recursos que o Módulo SAP MM fornece: entrada física (recebimento do material) e entrada fiscal (revisão de fatura).